• Sem categoria

Aprendendo a técnica do Repouso Pacífico

A partir da próxima semana o Programa de Educação à Distância do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda iniciará um novo curso online. Nas palavras de seu professor:

Este curso foca na prática da meditação shamatha. Embora você veja e escute sobre a meditação shamatha e vipashyana sendo ensinadas juntas, shamatha e vipashyana são dois tipos diferentes de prática. Com vipashyana, ou insight contemplativo, você pode examinar a natureza da realidade. Embora você possa aspirar pela prática do insight, é bastante recomendado que comece com shamatha — prática vigilante, a prática do repouso pacífico. Para vipashyana—conscientização—ocorrer, você deve ser capaz de focar sua mente. A mente deve estar estável. A prática profunda de shamatha é o fundamento essencial a partir do qual você pode compreender como sua mente está agora. Não se engane pensando que shamatha consiste meramente de práticas preliminares a partir da qual pulará para a próxima coisa. Não pense “o que vem depois disto?” Quando entender completamente o que é shamatha, você verá que shamatha avança bem no entendimento da verdade profunda“.

Sakyong Mipham Rinpoche

Este é o curso inaugural de Buddhismo Tibetano do Educação à Distância do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, depois de já bem sucedidos cursos sendo oferecidos na tradição Theravada e Zen. Para um bom início escolhemos o mestre Sakyong Mipham Rinpoche, da tradição Shamballa do Buddhismo Tibetano, para nos ensinar a técnica do “Repouso Pacífico”, conhecida também como a prática da estabilização, tranquilidade ou concentração. Esta é uma prática fundamental de todas as tradições buddhistas, verdadeiramente ‘de base’, e o professor ensinará por meio de treze lições o passo a passo da prática. Como é dito no curso:

Visão significa sempre conhecer o que você está fazendo. Quando nos sentamos na almofada deveríamos completamente entender porque estamos fazendo aquilo e qual é nosso propósito. Visão é muito simples: É ter sentimento, motivação, um desejo em conhecer qual caminho e como estamos indo. Por exemplo, se temos uma visão desta montanha, podemos olhar e ver para onde estamos indo. Então, à medida que andamos, de certa forma combinamos visão e ação“.

Dessa forma, o que o curso quer enfatizar é conhecer o caminho, saber o que fazer quando você se senta na almofada para meditar. No final do curso, o participante que se interessar em prosseguir, é incentivado a contactar algum centro buddhista legítimo para continuar seu estudo de forma ainda mais orientada. Ele é aberto para todas as pessoas interessadas em dar os primeiros passos para uma mente mais tranquila, independente de suas convicções religiosas ou denominações.

Confiram o novo curso online da Educação à Distância Nalanda: Domando a Mente – O Encontro do Lugar da Paz ~ BT101

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...