curso online meditação Tibet

Aprendendo a técnica do Repouso Pacífico

A partir da próxima semana o Programa de Educação à Distância do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda iniciará um novo curso online. Nas palavras de seu professor:

Este curso foca na prática da meditação shamatha. Embora você veja e escute sobre a meditação shamatha e vipashyana sendo ensinadas juntas, shamatha e vipashyana são dois tipos diferentes de prática. Com vipashyana, ou insight contemplativo, você pode examinar a natureza da realidade. Embora você possa aspirar pela prática do insight, é bastante recomendado que comece com shamatha — prática vigilante, a prática do repouso pacífico. Para vipashyana—conscientização—ocorrer, você deve ser capaz de focar sua mente. A mente deve estar estável. A prática profunda de shamatha é o fundamento essencial a partir do qual você pode compreender como sua mente está agora. Não se engane pensando que shamatha consiste meramente de práticas preliminares a partir da qual pulará para a próxima coisa. Não pense “o que vem depois disto?” Quando entender completamente o que é shamatha, você verá que shamatha avança bem no entendimento da verdade profunda“.

Sakyong Mipham Rinpoche

Este é o curso inaugural de Buddhismo Tibetano do Educação à Distância do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, depois de já bem sucedidos cursos sendo oferecidos na tradição Theravada e Zen. Para um bom início escolhemos o mestre Sakyong Mipham Rinpoche, da tradição Shamballa do Buddhismo Tibetano, para nos ensinar a técnica do “Repouso Pacífico”, conhecida também como a prática da estabilização, tranquilidade ou concentração. Esta é uma prática fundamental de todas as tradições buddhistas, verdadeiramente ‘de base’, e o professor ensinará por meio de treze lições o passo a passo da prática. Como é dito no curso:

Visão significa sempre conhecer o que você está fazendo. Quando nos sentamos na almofada deveríamos completamente entender porque estamos fazendo aquilo e qual é nosso propósito. Visão é muito simples: É ter sentimento, motivação, um desejo em conhecer qual caminho e como estamos indo. Por exemplo, se temos uma visão desta montanha, podemos olhar e ver para onde estamos indo. Então, à medida que andamos, de certa forma combinamos visão e ação“.

Dessa forma, o que o curso quer enfatizar é conhecer o caminho, saber o que fazer quando você se senta na almofada para meditar. No final do curso, o participante que se interessar em prosseguir, é incentivado a contactar algum centro buddhista legítimo para continuar seu estudo de forma ainda mais orientada. Ele é aberto para todas as pessoas interessadas em dar os primeiros passos para uma mente mais tranquila, independente de suas convicções religiosas ou denominações.

Confiram o novo curso online da Educação à Distância Nalanda: Domando a Mente – O Encontro do Lugar da Paz ~ BT101

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comments are closed.

Powered by: Wordpress
%d blogueiros gostam disto: