• Sem categoria

Aqui e Agora

Aqui e Agora

Apesar de estarmos aqui fisicamente, mentalmente podemos estar noutro lugar. Mesmo enquanto me ouve, você está presente fisicamente, mas mentalmente pode estar lá em Hong Kong. Só conseguimos estar presentes mental e fisicamente se experimentamos o momento presente com a ajuda da consciência. Então, conseguimos realmente estar no aqui e no agora; só assim conseguimos experimentar o momento presente na íntegra, completamente.


Além disso, também é importante saber quando não há consciência: Agora, não estou no presente, mas estou pensando no que aconteceu ou no que vai acontecer. Normalmente, essas coisas acontecem inconscientemente sem nosso conhecimento; e aí, nesse processo, não nos damos conta de como elas podem nos criar sofrimento, de como essas coisas podem criar certas emoções em nossas mentes. Então, com esse tipo de prática, podemos desenvolver maestria sobre nossa mente. Geralmente, os pensamentos nos controlam, mas com esse tipo de prática, poderemos desenvolver maestria sobre nossas mentes“.

Um ensinamento do prof. de dharma Godwin Samararatne, traduzido por Rosana L.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...