• Sem categoria

as folhas

Vale a pena ler o artigo de Andrew Lam sobre a globalização inversa e a orientalização dos EUA.

Agradeço à opinião de Tyamada e aproveito a ocasião para tornar mais explícita a natureza dessas folhas, evitando assim que se as tomem pelo que não são. Elas nunca se colocaram como ‘blog buddhista’, nem pretendem ser uma posição oficial buddhista sobre os assuntos aqui tratados. A idéia principal das folhas é servir de base de reflexão a respeito de alguns assuntos. A influência buddhista, é, sim, grande, e talvez se possa falar que é uma tentativa de oferecer algumas reflexões a partir de uma perspectiva do Dhamma. Mas isso não significa que não conterá outras reflexões e chamadas sobre política, filosofia, psicologia, ambientalismo, consciência social, etc. Ademais, tudo isso faz parte da vida e, assim, podemos tentar contemplá-las a partir de uma perspectiva particular e dhâmmica.

Folhas no Caminho, então, é para isso. Não intenciona dar notícias atualizadas sobre o Buddhismo, não intenciona postar passagens de livros e suttas buddhistas, nem falar apenas sobre Buddhismo. Já há excelentes lugares onde isso é feito. A idéia é de um espaço para reflexões a partir de uma perspectiva dhâmmica e também um espaço para traduções informais de mestres como Ajahn Buddhadasa, Rewata Dhamma Sayadaw, etc., com os quais tivemos contato pessoal, juntamente com alguns comentários ora elucidativos ora provocantes.

Nesse sentido, a contribuição (reflexiva e consciente) dos leitores também pode colaborar. A seção de *comentários* abaixo de cada folha abre a possibilidade para que ocasionais leitores possam também contribuir com suas reflexões, oferecimento de links significativos, etc., que ficarão então registrados na página correspondente de cada folha. Somente peço que os comentários eventuais nasçam de uma efetiva reflexão sobre o tema e do esforço de pensar e escrever contemplativamente. E, evidentemente, todas as folhas devem ser lidas com cautela, crítica e reflexão, no espaço interior de cada um dos ocasionais leitores que aqui aportarem.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...