• Sem categoria

Boas novas para a Comunidade Nalanda

Para aqueles que acompanham o site do Nalanda, e tiveram insonia nos ultimos dias (ja que ha uma diferenca de 10 horas), puderam acompanhar ao vivo via transmissao direta em video stream do website alguns dos eventos da conferencia aqui em Bangkok. Os dias tem sido muito proveitosos e agora que os principais eventos ocorreram podemos dar algumas das boas noticias que vinhamos guardando, e que constituem alguns dos motivos de nossa presenca por aqui. Uma delas, e que voces ja tomaram conhecimento, foi a de encontrar com o grupo por tras desse grande projeto que eh a criacao da Fundacao dos Arquivos Buddhadasa. Como responsaveis pela divulgacao de seus ensinamentos em lingua portuguesa esse eh um evento particularmente significativo para nos, principalmente agora que Tan Ajahn foi nomeado pela ONU para figurar em seu quadro de Grandes Personalidades da Humanidade, um grupo seleto de pessoas que contribuiram significativamente para o beneficio da humanidade.
As boas noticias continuam e os alunos, membros e amigos da Comunidade Buddhista Nalanda tem motivos para se alegrarem. A partir desse dia 15 de setembro de 2008, o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda do Brasil tornou-se oficialmente afiliado ao Nava Nalanda Mahavihara, a instituicao continuadora da renomada Universidade Nalanda, a mais importante universidade buddhista de todos os tempos. A afiliacao entre ambas instituicoes eh algo que estamos a discutir ha varios anos e se concretiza agora com o objetivo de beneficio e desenvolvimento mutuo, para a propagacao do bom Dhamma e troca de informacao e experiencia na area de estudos buddhistas, linguas e pratica.
O Centro de Estudos Buddhistas Nalanda do Brasil tambem firmou acordo de parceria com outra grande universidade indiana, o Centro para Estudos Buddhistas K.J. Somaiya, que eh parte do Somaiya Vidyavihar, um conjunto de 34 instituicoes com 27000 alunos. Alguns dos frutos comecarao a surgir nos meses subsequentes. Essa eh outra das parcerias que estivemos preparando nos ultimos anos.

Alem disso, o Centro Nalanda integra-se tambem a rede da Associacao Internacional de Universidades e Instituicoes Buddhistas. A parceria com tais instituicoes era para ser algo discreto, mas devido ao seu significado no contexto dos objetivos da associacao acabamos aparecendo com destaque nao apenas na rede ao vivo transmitida via internet, mas tambem em rede nacional na televisao thailandesa, a qual cobriu o evento desse que foi o primeiro encontro internacional de instituicoes buddhistas de pesquisa academica e divulgacao seria do Dharma em suas tres expressoes: Theravada, Mahayana e Vajrayana.
Todo o evento, extremamente bem organizado pela Mahachulalongkornrajavidyalaya University, teve tambem, conjuntamente ao primeiro encontro de cupula de instituicoes universitarias buddhistas, o Seminario Academico de Buddhismo e etica. Um livro contendo todos os trabalhos apresentados ja estava pronto para distribuicao no primeiro dia do evento. Minha apresentacao foi pela manha (ate com direito a um belo certificado em moldura dourada e outros presentes), e tive grande satisfacao de ser acompanhado pelo que posso considerar dois irmaos mais velhos no Dharma. O painel foi aberto pela mae chee Sansanee, uma das mais respeitadas e amadas monjas de oito preceitos da Thailandia. Imaginem o monge zen vietnamita Thich Nhat Hanh na forma feminina e da tradicao theravada. Mae chee eh doce e faz um excelente trabalho com criancas, adolescentes e adultos, um trabalho profundo pela cura atraves da paz. Suas monjas sorriem todo o tempo e um video produzido para ensinar a paz para as criancas eh uma das coisas mais bonitinhas que ja vi! Voces amarao o monjinho. Teremos oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho de volta ao Brasil. E ela eh discipula de nosso querido mestre Tan Ajahn Buddhadasa.
A segunda apresentacao foi a minha, a qual se seguiu a de outro irmao mais velho no Dharma. Ven. U Chekinda, professor do Departamento de Vipassana da Universidade Internacional de Myanmar (Birmania) que ficou contente em me ver sendo apresentado (quando de minha palestra) como conectado no Dhamma ao Ven. Rewata Dhamma Sayadaw, pois ele tambam foi seu aluno. Entao, numa so manha, tivemos oportunidade de conviver (colocados coincidentemente no mesmo painel, dentre sete, e na mesma manha) com dois irmaos no Dhamma, discipulos de nossos queridos mestres. O Dhamma atua por caminhos misteriosos…
Ja no dia 16, um dia de descansar da maratona, mas igualmente com muitos contatos. Entre eles, coincidentemente, no lobby do hotel, um feliz reencontro com uma das grandes figuras do Buddhismo Thailandes, Ajahn Sulak Sivaraksha, que nao participou do encontro e estava no hotel por outros motivos. Ja nos conhecemos faz anos, e igualmente eh outro dos grandes discipulos de Ajahn Buddhadasa. Nova coincidencia. Bem, hora de desconectar. Ao anoitecer eh hora de partir de Bangkok. Nova folha agora somente em Portugal!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Parabéns a todos nós, pois tudo é fruto da dedicaçao de muitas pessoas no Brasil e fora. Ana, apesar de vc começar a ver o primeiro site do Nalanda só em 1999, o centro já existe desde 1989. Ano que vem faremos nosso aniversário de 20 anos de Nalanda Brasil!

  2. Marcelo disse:

    Parabéns Professor!

    Que essas iniciativas sejam benéficas para a boa transmissão do Dhamma!

    Marcelo
    Caxias do Sul/RS

  3. Anonymous disse:

    Ricardo:

    Parabéns pelas associações!

    Metta,

    Eduardinho

  4. Anonymous disse:

    Ulala….Parabéns, Sasaki-san

    me lembro ainda em meados de 1999/2000 qdo comecei a navegar e descobrir o primeiro site da comunidade Nalanda…as primeiras listas de budismo do yahoo….e constato que se passaram apenas oito anos, desse salto.

    Belo exemplo para todas as sanghas
    de que é possivel, com seriedade e
    respeito pelo Dharma correto, abrir novas frentes.

    gasshô

    ana

  5. Que maravilhoso momento para o Brasil!!!!

    Que todos os seres possam se beneficiar!!!!

    Tashi Delek

  6. Monja Isshin disse:

    Parabéns!
    Que todas as tradições budistas brasileiras possam se beneficiar destas parcerias, tão necessárias em nosso pais! Que possamos todos aprofundar a nossa compreensão dos ensinamentos de Buda e divulgar o Darma a todos os seres.
    Gassho,
    Monja Isshin
    Sanga Soto Zen Águas da Compaixão

  7. Luide disse:

    Que maravilha!

  8. Alfredo disse:

    Estamos agora juntos ao Nalanda original, muito bom, parabéns

  9. Parabéns e muito, muitíssimo obrigado por tudo isso…
    Valeu!!

  10. Selma disse:

    Maravilhosas notícias! Verdadeiramente fruto de um longo trabalho! Parabéns!

  11. Guto disse:

    Excelentes notícias! Fico feliz com tudo.

    Parabéns e obrigado.
    Guttemberg

  12. Daniel disse:

    Parabéns Professor!
    Obrigado pelos seus esforços!

  13. Malu disse:

    Ricardo,

    OBRIGADA! Muitos méritos!

    Malu

  14. Anonymous disse:

    Boas novas são sempre bem vindas! Parabéns pelos frutos do trabalho! abs. Fátima