• Sem categoria

Brasil em Nalanda

Caros amigos,

A viagem tem sido otima. Apos o longo percurso do Brasil a India e depois ate Nalanda, fui recebido extremamente bem por aqui. Como `special guest` terei tambem a oportunidade de visitar uma serie de lugares geralmente inacessiveis a turistas e estarei sendo acompanhado por professores de historia e arqueologia daqui, mesmo apos o termino da conferencia. Acabo de ser entrevistado, juntamente com o diretor de Nalanda na India, por um canal de televisao, interessado em saber a repercussao do Nalanda original no trabalho de divulgacao Theravada no Brasil. Por aqui ha um interesse enorme sobre o Buddhismo no Brasil, virtualmente desconhecido.
Por aqui o trabalho de preparacao para a conferencia tem sido intenso. Faltam apenas dois dias, e toda a comitiva de S.S. o Dalai Lama estah para chegar. Alguns dos mais importantes `scholars` e eruditos do mundo buddhista estarao por aqui, como o professor Matthew Boisvert do Canada e o Ven. Dhammapiya, monge tcheco especialista em Abhidhamma.
A cerimonia de abertura, que tera o Dalai Lama a frente, sera realizada no Hsuan-tsang Memorial Hall, um belo pavilhao no estilo chines. Todo ele esta sendo decorado com belas pinturas que representam a viagem de Hsuan-tsang e seus anos de estudo na India. Alguma coisa sobre ele ja foi escrito aqui nas Folhas. Basicamente, ele foi um dos mais importantes peregrinos chineses que vieram da China para realizar estudos profundos na India. Ja altamente considerado na China, ele foi recebido com todas as honras na India, tornando-se mais tarde um dos professores de Nalanda. O teto do Memorial Hall em breve estara sendo decorado com reproducoes das belissimas pinturas de Ajanta. O Dalai Lama tem uma especial conexao com Nalanda, e me foi dito que Nalanda faz parte de suas oracoes diarias. O motivo disso eh de que toda a tradicao buddhista tibetana deve sua origem e fontes a Nalanda, como berco e foco de nomes como Nagarjuna, Asanga ou Padmasambhava entre outros.
Namaste a todos!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...