• Sem categoria

Brasil-Índia via África

Amanhã começa mais uma dessas viagens que a gente não imaginava fazer se fosse pensar na idéia anos atrás. 17 pessoas para os braços da mãe Índia, via África do Sul, todos amigos ligados pelo Dhamma. Será um mês de viagens por belos lugares, visões e auscultações de novas sensações, um penetrar de descoberta do mundo inigualável da Índia e do mundo dentro de nós mesmos.

Uma das grandes coisas que aprendi desde minhas primeiras viagens: Viagem no exterior ou viagem longa é como um “retiro”. É uma excelente oportunidade para exercitarmos compaixão, centramento, equilíbrio, silêncio, companheirismo. Aprender a desfrutar dos dias, descobrir a felicidade, abraçar a dor, olhar para alegria e sentir no fundo a compaixão. Uma viagem não é só agitação, falação e bagunça. É também calma, concentração, compartilhamento, generosidade. Descobrir-se numa cultura diferente, perceber as suas limitações e as nossas. Como num retiro, diante das dificuldades a melhor coisa é aprender a relaxar, exercer compaixão, cultivar paciência e tolerância. Viagem não é diferente!

Com o amor sentimos mais perto a pulsação da vida em nós e ao nosso redor. Pelo cultivo da paz nos abrimos para a capacidade de sorrir para a vida, e na chuva nos sentimos agradecidos pelas flores que virão. Assim é dito numa das mais belas músicas dos nossos modernos trovadores: “É preciso amor para poder pulsar, é preciso paz para poder sorrir, e é preciso chuva para florir”. Devagar, sem pressa, seguimos para mais uma viagem dentro da viagem da vida. E sempre que tivermos algum tempo, vamos publicar umas fotos e palavras por aqui! Apareçam!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. vou na carona dessas descobertas, acompanhando por aqui as noticias desse “retiro” expansivo! ô coisa boa é viajar!!!

  2. vou na carona dessas descobertas, acompanhando por aqui as noticias desse “retiro” expansivo! ô coisa boa é viajar!!!

  3. Elisa disse:

    Estou anciosa por novas notícias da viagem! Aproveite!!
    Bjão
    Elisa

  4. Rita disse:

    Boa viagem a todos!
    Que possam acumular méritos.
    Estarei aqui, feliz por poder os estar acompanhando.
    Um grande abraço,
    da Rita.

  5. Anonymous disse:

    layout novo… gostei.
    ótima viagem.
    marilaine

  6. Por aqui, viajando…

  7. rosana disse:

    Como sei que nada sei, e que coincidências por vezes não o são; passei o dia pensando, cantando e vivendo o “ando devagar porque já tive pressa…”

    Que a viagem seja longa e que o retorno seja breve.

    _/_

    Rosana.

  8. Alfredo disse:

    O mesmo, e muitos méritos pelo proporcionado a todos

    abçs

  9. Anonymous disse:

    Desejo uma excelente viagem aos amigos e estarei daqui acompanhando.

    Mudita,

    Fernando