• Sem categoria

Buddhismo & o Seculo 21 – p.4

A sessão da tarde do dia 5 teve como presidente da mesa o Dr. Mungekar, que também foi um dos principais organizadores do evento. Richard Gombrich, professor emérito da Oxford University e presidente da Pali Text Society, abriu o painel com o tema “Buddhismo e Não-violência na Vida Pública”, uma apresentação incisiva e entusiasmada a respeito da ética no mundo contemporâneo, e as claras injunções do Buddha a respeito do processo da não-violência com elucidativas abordagens em relação ao mundo contemporâneo. Gombrich discutiu a questão entre Buddhismo e Política, tratando de temas controversos como a pena de morte, e a forma como tratar da criminalidade de um ponto de vista buddhista.

Nirmala Deshpande, seguidora de Gandhi e ativista eminente da Índia, era para ser a próxima apresentadora, mas devido a outros compromissos ela acabou apresentando seu discurso no dia anterior. Nele, ela falou sobre “Buddha, Mahavira e Gandhi”, traçando um paralelo da doutrina de ahimsa nessas três figuras fundamentais. Os dois temas seguintes versaram sobre economia. Krishna Nath com “Por uma Abordagem sobre a Nova Ordem Econômica Internacional” e Anand Krishna com “Perspectiva Buddhista da Globalização com Especial Referência ao Consumismo”.

Dr. Panth, diretor da renomada Universidade Nalanda, foi a próximo palestrante tratando do muito atual tema: “Uma Abordagem Buddhista da Ecologia e da Crise Ambiental”. Relacionando as passagens da vida do Buddha com sua relação com o mundo natural, foi estimulante notar claramente a contribuição que o Buddhismo pode dar à reflexão ambientalista.

Por fim, a sessão foi concluída com o pronunciamento do Ven. Ashin Nyanissara, um dos monges líderes do Buddhismo birmanês. O dia terminou com um jantar de confraternização e boas conversas.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anonymous disse:

    Sinto-me reconfortada em saber que há pessoas engajadas no sentido de melhorar esse caótico mundo em que vivemos.
    Com as notícias você tráz um sopro de montanha.
    Aparecida