Uncategorized

Buddhistas e Cristãos Servindo a Humanidade

Este é o título da mensagem do Concílio Pontifical para o Diálogo Interreligioso, órgão do Vaticano, dirigido aos buddhistas com relação à comemoração do Vesak. O Vesak, que marca o nascimento, iluminação e parinibbana do Buddha nos países Theravada, ocorre em maio, e aqui no Brasil será comemorado nos diversos centros (mesmo de escolas não-Theravada) em datas variadas. No Centro Nalanda será comemorado nos dias 27 e 28 de maio, o que marcará mais outras três datas importantes para o Nalanda: o aniversário de 17 anos de fundação (sim, o Nalanda já está adolescente e quase adulto), o aniversário de dois anos de falecimento de Rewata Dhamma Sayadaw e o centenário de nascimento de Tan Ajahn Buddhadasa (que será comemorado por todo o mundo).

Faço aqui uma tradução da mensagem:

“Através de nosso diálogo chegamos a apreciar a importância que vocês, buddhistas, dão ao amor pelos caros seres humanos, o qual é expresso no conceito de metta, um amor sem nenhum desejo de possuir, mas somente de ajudar ao outro. Ele é entendido como um amor que está disposto a sacrificar o interesse próprio para o benefício da humanidade”.

“Assim, metta, de acordo com os ensinamentos buddhistas, não é confinado ao pensamento benevolente, mas se estende ao desempenho de ações de caridade, ao serviço dirigido a cada um e a todos. É, certamente, uma benevolência universal. Nem se deve esquecer-se daquela outra virtude, karuna, por meio da qual é mostrada a compaixão por todos os seres vivos”.

“Neste mundo onde a palavra ‘amor’ é tão freqüentemente usada e mal-empregada, não seria útil que buddhistas e cristãos redescobrissem seu significado original de acordo com suas tradições respectivas e compartilhassem de sua compreensão uns com os outros? Este seria um incentivo para que os seguidores de ambas as tradições trabalhassem juntos a fim de construir relações baseadas no amor e na verdade, promovessem o respeito mútuo, incentivassem o diálogo e colaborassem ainda mais no serviço daqueles que estão necessitados”.

tag: , , , , ,

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comments are closed.

Powered by: Wordpress
%d blogueiros gostam disto: