Cânticos ao Buddha

Toda manhã começamos o dia com um puja. É uma celebração do despertar do Buddha, um ato de louvor e reconhecimento. É uma oferenda. Então, terminados os cânticos, se nos mantivermos no espírito do puja e continuarmos a oferenda, isso vem a ser um yoga espiritual. Meramente cantar algumas palavras e depois esquecê-las assim que os cânticos terminam não é um verdadeiro exercício do espírito. Pode até mesmo haver uma rápida elevação da energia, mas se não nos lembrarmos do sentido, abandonamos a oferenda e também o espírito. Talvez tropecemos em pensamentos, percepções e sentimentos – nem tanto apreendendo-os, mas sendo agarrados por eles. Mas se pararmos para refletir sobre este ensinamento, este treinamento no Dhamma, então atinaremos para o fato de que se trata de envolver nossos corações, mentes e espírito muito completamente. É através disso que ativamos as cinco faculdades de suporte (indriya), tornando-as fortes, e trazendo à tona, de fato, o espírito do Despertar. A primeira faculdade é a da fé; e para isso serve o puja. O puja é uma oferenda, um trazer à tona, uma ativação do espírito.

Gostaria de saber mais sobre puja e o papel da fé no Buddhismo? Confira então a continuação desse artigo do Venerável Sucitto: Puja – uma celebração do despertar.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...