• Sem categoria

Catástrofe no Nepal e o que você pode fazer

 AP / REUTERS-LIVE

AP / REUTERS-LIVE

Imensamente triste o desastre humano, cultural e religioso que se abateu no Nepal a partir do imenso terremoto na manhã do último sábado. Os mortos já somam mais de 4000 e feridos chegando aos 7000. Falta água, alimento e medicamentos. Eis aqui como você pode ajudar:

Todos os ebooks de Edições Nalanda comprados nos dias 27 e 28 de abril serão totalmente revertidos para doação às vítimas. Se você ainda não tem algum livro ou mesmo se tiver, esta é a oportunidade de ler um bom livro e ajudar diretamente com as vítimas do terremoto. Ajude a divulgar. (Obrigado por ajudarem. Os livros foram contabilizados e uma doação foi realizada para o benefício do Nepal Earthquake Relief Fund do Upaya Zen Center da professora mundialmente conhecida Joan Halifax.)

Tzu Chi – de Taiwan é talvez a maior instituição humanitária buddhista no mundo e ontem se dirigiu para o Nepal com sua equipe de logística e médica Doe aqui.

Upaya Zen Center – fundado pela professora de dharma mundialmente conhecida, Roshi Joan Halifax criou Nepal Earthquake Relief Fund e suas equipes já estão trabalhando no Nepal, provendo assistência médica e alimentar a regiões afetadas pelo terremoto fora da área de Kathmandu. A Nomads Clinic atua nas regiões dos Himalayas desde os anos 80 contando com uma ampla rede de contatos.

Karuna Shechen – é a instituição apoiada pelo lama do Buddhismo tibetano Matthieu Ricard. Todas as doações recebidas pelos próximo 30 dias serão dirigidas diretamente para ajudar as vítimas do terremoto. Contam com uma clínica, equipes médicas móveis e pessoal treinado atuando no Nepal.

Seva Foundation – a instituição indiana apoiada diretamente por Steve Jobs, Ram Dass e muitos outros tem uma linha direta para doações bastando clicar no link.

Kyabgön Phakchok Rinpoche criou um fundo de ajuda que recebe doações via PayPal.

CEBA, Associação de Buddhismo Engajado do Canadá – está coletando doações para as organizações que já estão em kathmandu. Em Lumbini os monges e monjas da organização estão recolhendo doações em suas rondas de alimento e organizando os mosteiros para receber alimentos, cobertores e kits de primeiros socorros. A estratégia da associação será focar nos grupos que estão sendo deixados de fora pelas grandes organizações. Doe aqui.

No Facebook, um grupo foi formado por brasileiros a fim de centralizar informações sobre brasileiros viajando por lá: AJUDA NEPAL – grupo brasileiro colaborativo

Unicef – é o Fundo das Nações Unidas para ajuda às crianças e está trabalhando prover água, medicamentos, kits de higiene para crianças e famílias afetadas pelo terremoto @unicef on Twitter.

Mercy Corps –  tem 90 voluntários no Nepal distribuíndo água, tendas, utensílios de cozinha e materiais higiênicos.@mercycorps on Twitter.

Global Giving – está recolhendo fundos para operações imediatas e de longo prazo. @GlobalGiving on Twitter.

International Medical Corps – a instituição já está no Nepal provendo ajuda médica aos sobreviventes, com uma equipe de médicos, enfermeiros e equipe logística em unidades médicas móveis.@IMC_Worldwide on Twitter.

Handicap International – trabalha no Nepal desde 2000 contando com 47 voluntários distribuíndo cadeiras de rodas e outros apoios para reabilitação. @HI_UnitedStates on Twitter.

PayPal – PayPal se dispôs a arcar com todos os custos operacionais de doações recebidas através do seu site, inclusive retornando custos de transação para instituições sem fins lucrativos atuando nos esforços humanitários. @PayPal on Twitter.

Catholic Relief Services – Provê tendas e materiais de higiene. @CatholicRelief on Twitter.

Habitat for Humanity International – hestá coordenando seus esforços com as instituições governamentais locais e distribuíndo kits de emergência. @habitat_org on Twitter.

Oxfam – é uma coalizão de instituições de caridade dedicada a lutar contra a pobreza. Já estão no local distribuíndo comida e água. @Oxfam on Twitter.

Red Cross – Juntamente com o exército nepalês está ajudando na busca de sobreviventes. @ICRC on Twitter.

United Nations World Food Program – é o braço das Nações Unidas provendo alimento e ajuda aos sobreviventes. @WFP on Twitter.

CARE – já estão no Nepal atuando em serviços humanitários. @CARE on Twitter.

Save the Children – doações estão sendo distribuídas por suas várias ramificações no Nepal para a ajuda das crianças e famílias afetadas. @SC_Nepal on Twitter.

SOS Children’s Villages – Tdesde 1970 cuida de vários vilarejos nepaleses ao redor de Katmandu.@sos4children on Twitter.

Doctors Without Borders – oito equipes dos Médicos Sem Fronteiras estão ajudando as vítimas do terremoto.@MSF_USA on Twitter.

O Google lançou o 2015 Nepal Earthquake Person Finder , um portal para prover informações e ajudar no encontro de pessoas que estejam no país.

cremação em massa das vítimas – Niranjan Shrestha/Associated Press

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Joanna Menezes disse:

    Que postagem abençoada. Agradeço muito. Que você esteja bem, feliz e em paz.