• Sem categoria

Cerimônias Buddhistas – I

Algum tempo atrás, Emerson Z. generosamente traduziu um texto sobre cerimônias buddhistas escrito por Sayadaw U Silananda. Poucos no Brasil estão a par desse tema, então pode ser proveitoso deixá-lo aqui, à medida que passa pelo processo de revisão.

“O Buddhismo é singular entre as religiões, pois desconhece cerimônias comparáveis àquelas das outras religiões. Cerimônias e rituais, elaborados e cansativos na execução, não têm espaço no Buddhismo. Não encontramos nenhum exemplo no Cânone Páli onde o Buddha determina regras e métodos para a execução de cerimônias para os leigos. É deixado para o indivíduo a decisão de executá-las ou não. Ele tem apenas uma coisa a levar em consideração, que sua execução das cerimônias não se oponha aos ensinamentos do Buddha.

Na ausência, portanto, de quaisquer regras governando a execução das cerimônias no Buddhismo, resta ao homem senão seguir os costumes do lugar onde vive, desde que estes costumes não contrariem os princípios do Buddhismo”.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...