• Sem categoria

Conferencia Mumbai 2008 – 1.dia

Nao sei se eh devido a conferencia e encontrar varios conhecidos de anos passados, ou por algum outro motivo, mas estou me sentindo mais velho hoje…

Bem, primeiro dia da conferencia. Muita gente. Tivemos uma bela abertura, com recitacoes em sanscrito e pali, notas de boas-vindas de diversos monges, abades e diretores das instituicoes envolvidas. Dr. Panth foi o responsavel pela explanacao do tema da conferencia. O Rev. Heng Sure, do Templo dos Mil Buddhas em Berkeley fez uma excelente apresentacao, como sempre. Eh a terceira vez que o encontro e ele tem uma didatica e posicoes excelentes.

Neste primeiro dia de conferencia o tema centrou-se na China. Charles Willemen, um dos grandes especialistas em Buddhismo Chines falou sobre a possivel presenca do Petakopadesa, um classico da literatura Theravada, em uma versao Mahasanghika na China. Nagarjuna, Kumarajiva e outros foram levantados para ilustrar o percurso do texto. S.R. Bhatt falou sobre o sincretismo indo-chines, enquanto Chung-Ying Cheng da sociedade internacional de filosofia chinesa dissertou sobre a natureza de buddha na perspectiva do Tientai e do Hua Yen. K. Rao expos de maneira muito interessante sobre a Rota da Seda, os Arabes e o Buddhismo na regiao do Sindh, propondo motivos para a extincao dos buddhistas, ao contrario dos hindus que sobreviveram ao dominio arabe. Da mesma forma que eu costumo fazer, ele afirmou que existem muitos mitos sobre a historia do Buddhismo na India.

O dia estah fechando agora com uma palestra especial do ven. Wimalaratana sobre o Buddhismo no Sri Lanka. Tudo estah muito agradavel, varios amigos e conhecidos de outras conferencias e paragens. E algumas surpresas para o futuro sendo decididas agora e que trarao interessantes beneficios para a Comunidade Nalanda e para os interessados em Buddhismo de lingua portuguesa. Logo mais sairemos para jantar – todos os conferencistas – na casa do presidente do Instituto Somaiya, uma das universidades patrocinando o encontro.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Heitor disse:

    Feliz Aniversário, Prof. Ricardo!
    Muitas felicidades e realizações… e muito boa viagem!
    Desculpe o atraso… o.O

  2. Anonymous disse:

    Olá Professor! Então, é hoje o seu aniversário… Parabéns e felicidades. Parabéns tb pelas realizações desse início de ano e do ano que passou. Realmente vc é uma pessoa de muitos méritos e isso só pode acontecer pq vc verdadeiramente traz benefícios aos seres.
    Prossiga tendo uma ótima viagem. Gde abraço. Selma – Curitiba-Pr

  3. Anonymous disse:

    Ricardo,

    São interesantes as notícias e descrições apresentadas.
    Aguardamos que as novidades e benefícios para a Comunidade Nalanda e o budistas de lingua portuguesa surjam em breve.

    Saudações,

    Marco Antonio

  4. Anonymous disse:

    🙂

    Daniel