• Sem categoria

Conferencia Mumbai 2008 – 2.dia

A sessao foi aberta com uma palestra especial do Ven. Dhammasami sobre Buddhismo Birmanes, no que foi seguido por dois paineis. Karunadasa falou sobre o que realmente une Theravada, Mahayana e Vajrayana e sobre o que fazer diante dessa diversidade. Ele pergunta: “Devemos adotar uma atitude exclusivista, aceitando uma enquanto rejeitando todas as outras? Ou devemos seguir uma abordagem ecletica, combinando o que quer que nos pareca o melhor nos diferentes sistemas?” Sua resposta eh de que nenhuma dessa alternativas precisaria ser seguida e seguiu partir dai. Ven. Dhammisara falou sobre a presenca do Mahayana no Sri Lanka enquanto que o conhecido Ven. Dhammavihari fez uma apresentacao sobre a historia do Buddhismo na India. Prof. Kumar expos o legado da literatura pali na Thailandia, seguido por Kulkarni sobre tracos advaitas no Potthapada Sutta, Mishra sobre o impacto do Buddhismo na lingua thai e Bhattacharya sobre o Buddha enquanto psicoterapeuta. E enquando o prof. Buddhadeva falou sobre o impacto do Buddhismo na Birmania (Myanmar) na Asia, e U. Kumar tracou exemplos de interpretacoes incorretas brahmanicas no Buddhismo, Kalupahana culminou expondo as ligacoes do Suhrllekha e do Lovedasangarava, particularmente para mim que venho trabalhando com algumas traducoes relacionadas. Sua palestra foi excelente, seguida de muitas perguntas e respostas.

Estes foram alguns, mas houve mais outro tanto de professores. Falou-se sobre arte no Paquistao, a influencia de Nalanda no reino Sri Vijaya da Thailandia, a filosofia politica de Nagarjuna, as cavernas da rota da seda em especial Kizil, que foi otima, pinturas da Asia Central, etc, etc…

E logo mais, apos uma palestra sobre o Omizutori Festival, teremos cancoes japonesase o grupo de Radha Kumar com bale e danca indiana. E amanha eh o dia da minha apresentacao…

foto 1: por Dhanapala, palestra de Ven. Dhammasami sobre Buddhismo em Myanmar nos seculos 17, 18 e 19;
foto 2: por Dhanapala, durante discussoes
foto 3: balé e dança indiana combinadas

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Que tudo ocorra bem em sua apresentação. Vamos acompanhando …
    Abraços, Davi

  2. Anonymous disse:

    Prezado Ricardo,

    Estou certa de que todos muito se beneficiarão com palestras como as suas; tão bem articuladas e que acrescentam tanto na vida das pessoas,professor tão digno representante do buddhismo.
    Um abraço
    Aparecida

  3. Anonymous disse:

    Desejamos uma ótima apresentação no dia de amanhã.
    Abraço, Fátima