• Sem categoria

Conferencia Mumbai 2008 – 4. dia

Chegando a terra brasilis, depois do caminho de volta um tanto exaustivo… passo à descrição do 4. dia da conferência em Mumbai:

Depois de um bom cafe da manhã no hotel, começamos o dia com uma excelente palestra do prof. Pathak, um senhor admirável que eu já tinha encontrado em outras ocasiões, um dos grandes especialistas no mundo de tradição e literatura tibetana, falando sobre esse tema. E tivemos mais duas sessões paralelas pela manhã.

A que eu assisti começou com a Dra. Loseires descrevendo suas pesquisas com as yoguinis e dakinis (mulheres jovens usadas nos rituais tantricos da linhagem Nyingma do budismo tibetano), um relato impressionante sobre o funcionamento interno das transmissões tântricas, e o papel das mulheres em seu duplo aspecto nas festas e iniciações tântricas. Ghosh falou sobre o Vinaya nas tradições Theravada, Tibetana e Chinesa. E Chinchore expôs sobre a tradição dos debates intra-escolas.

De tarde tivemos uma sessao especial sobre vipassana (sobre o processo de eliminação das impurezas), várias outras palestras, o lançamento de um livro sobre Pratityasamutpada (no primeiro dia da conferência já havia sido o lançamento de um sobre dharma e abhidharma), e a cerimônia final de fechamento do congresso.

Depois do jantar e das despedidas daqueles que logo seguiriam para seus países e estados de origem, saímos todos para um passeio de dois dias a cavernas buddhistas da regiao, Karle, Bedsa, Bhaje e Kondane. Seria a oportunidade para relaxar e passear com os coleguinhas do congresso 🙂 Relaxar mentalmente, é claro, pois foi um sobe e desce montanhas…

Nota: podem notar que atualizei fotos nas outras folhas referentes a Alemanha, Portugal e Índia.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Marcelo Camargos disse:

    Bem vindo de volta! Espero que tenha trazido muitas fotos para fazermos uma sessão lá no Retiro.