• Sem categoria

Continuando o 2. dia

Um espetaculo a noite de ontem. Concertos, cantos, dancas, antigas e modernas. O que mais chama a atencao foi o cuidado com que realizaram os preparativos para tornar as celebracoes memoraveis para todos os participantes. Esse eh um evento de grandes proporcoes.

Dois de mim. Ja ouviram o proverbio “o homem precavido vale por dois”? O trabalho que suppostamente eu ia apresentar, foi trocado, e ontem me informaram que iria apresentar no tema 6 e nao no tema 7. Felizmente trouxe os dois prontos para apresentar.

O dia de hoje foi dedicado as varias apresentacoes, as quais foram divididas em sete saloes separados. Durante a manha, assisti o topico do Buddhismo na era digital. Alguns dos pontos de destaque para mim foram a apresentacao sobre o uso de imagens de satelite e ressonancia para mapear a area de Angkok Wat no Camboja. Atraves delas se tem descoberto melhor do que em qqr periodo anterior a area que circunda essa que eh uma das grandes maravilhas do mundo. Um outro trabalho de peso foi apresentado sobre um mapeamento fotografico em alta definicao, mais de 3 mil imagens compondo certas ruinas na China, totalmente interativo. Algo impressionante. Um outro trabalho muito interessante foi da representante do British Museum que objetiva reunir virtualmente tudo que foi disperso no decorrer de decadas pelos varios museus daquilo que foi descoberto em Dunhuang, desde 1900. Dunhuang foi sem duvida a maior descoberta arqueologica no campo buddhista nos ultimos tempos.

Depois de um excelente almoco vegetariano, de tarde, voltei para o workshop de Buddhismo e Educacao. Alem de minha apresentacao varios falaram sobre o tema, cada qual de uma perspectiva. Tivemos palestras sobre o Buddhismo na Hungria, na Indonesia, o uso de vigilancia buddhista no campo medico e escolar, e as relacoes de Buddhismo e Ciencia. Tambem reunioes de fechamento e avaliacao dos seminarios foram realizados.

Como de costume, uma pilha de livros foram ganhos hoje, desde poesia vietnamita ate os livros de cada um dos paineis. E muitos cds… Para aqueles da lista Buddhismo Shin que porventura estejam lendo as Folhas, conversei hoje com um amigo do Nepal que tambem estah aqui. Ele eh um especialista em literatura nepalesa e canon tibetano, e tudo aquilo que eu afirmei na lista shin na semana passada a respeito do canon tibetano estah confirmado, ok?

Por fim, de noite tivemos algo que soh mesmo aqui para presenciar. Duas horas de teatro sobre a vida do Buddha, Muito bonito mesmo. Esse Vesak, foi anunciado hoje, entra nos anais como o maior evento buddhista registrado na historia do Vietnam.










dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anonymous disse:

    Como estamos participando virtualmente, podemos dizer também “que beleza de evento!”.Abs. Fátima