vesak vietnam2008

Continuando o 3. dia

A unica diferenca no programa foi o de que o prof. Sen nao pode vir. Estou aqui no salao de conferencia, onde no momento ocorre a sessao de encerrramento da conferencia. Um apanhado eh feito a respeito. Thich Nhat Hanh eh mencionado como tendo trazido uma importante energia espiritual para o evento. Ele realizou dois retiros por aqui, um para jovens, que contou com 3.500 pessoas e um para adultos com 400 participantes de 41 paises. Foi dito que um agitado hotel foi transformado num mosteiro pacifico durante o retiro.

Prof. Le Manh That, vice-presidente da Universidade Buddhista do Vietnam, dirige a sessao, agradecendo todos os participantes, juntamente com S.H. Thich Pho Tue, o supremo patriarca da Sangha Vietnamita. Ven. Mathieu Ricard eh mencionado, juntamente com o Ven. Dhammakosajarn, por suas participacoes. Um resumo, entao, eh apresentado de cada um dos paineis: 1.Guerra, conflito e cura; 2. Justica social; 3. Buddhismo engajado e desenvolvimento; 4. Cuidado com o ambiente: a resposta buddhista a mudanca climatica; 5. Problemas familiares; 6. Educacao buddhista: continuidade e progresso; 7. Buddhismo na era digital.

Em seguida, a “Declaracao de Hanoi” foi lida, reiterando o compromisso buddhista com os temas discutidos na conferencia. 90 paises participaram das comemoracoes desse Vesak, e varios diplomatas tb estao presentes nessa sessao de encerramento. Ela termna com a orquestra sinfonica com uma obra inspirada no Buddhismo.

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

5 Comments

  • 23/05/2008 - 3:07 pm | Permalink

    Pois eh, Lecio, felizmente vc mora bem pertinho do centro da Franca, nao? Um abraco aos amigos do Porto!

  • 19/05/2008 - 1:07 pm | Permalink

    Olá Ricardo,

    fico desde já grato pela partilha!

    Eu pertenço à união budista do Porto, Portugal. Por me encontrar em Plum Village, com Thich Nhat Hanh, na altura em que cá esteve, não pude conhecê-lo!

    Fico contente por poder acompanhar “mais de perto estes acontecimentos”, pois ponderei a possibilidade estar aí também.

    Bem, por agora acompanho a sua bonita experiência.

    Abraço amigo
    Lécio

  • Anonymous
    17/05/2008 - 7:11 pm | Permalink

    obrigado!

    ana

    PS: as fotos estão maravilhosas, manda uma p/b….heheheh

  • Anonymous
    17/05/2008 - 1:51 pm | Permalink

    Ricardo,Que maravilha!!Através de seus relatos,fotos,comentários e de seu enorme coração,parece que estamos juntos com vc vivênciando este belo evento. Muito agradecido!!

    Fabiano

  • Anonymous
    16/05/2008 - 11:08 pm | Permalink

    Bom passeio, Ricardo.
    Até amanhâ!
    Lourdinha.

  • Comments are closed.

    Powered by: Wordpress
    %d blogueiros gostam disto: