Continuando o 3. dia

A unica diferenca no programa foi o de que o prof. Sen nao pode vir. Estou aqui no salao de conferencia, onde no momento ocorre a sessao de encerrramento da conferencia. Um apanhado eh feito a respeito. Thich Nhat Hanh eh mencionado como tendo trazido uma importante energia espiritual para o evento. Ele realizou dois retiros por aqui, um para jovens, que contou com 3.500 pessoas e um para adultos com 400 participantes de 41 paises. Foi dito que um agitado hotel foi transformado num mosteiro pacifico durante o retiro.

Prof. Le Manh That, vice-presidente da Universidade Buddhista do Vietnam, dirige a sessao, agradecendo todos os participantes, juntamente com S.H. Thich Pho Tue, o supremo patriarca da Sangha Vietnamita. Ven. Mathieu Ricard eh mencionado, juntamente com o Ven. Dhammakosajarn, por suas participacoes. Um resumo, entao, eh apresentado de cada um dos paineis: 1.Guerra, conflito e cura; 2. Justica social; 3. Buddhismo engajado e desenvolvimento; 4. Cuidado com o ambiente: a resposta buddhista a mudanca climatica; 5. Problemas familiares; 6. Educacao buddhista: continuidade e progresso; 7. Buddhismo na era digital.

Em seguida, a “Declaracao de Hanoi” foi lida, reiterando o compromisso buddhista com os temas discutidos na conferencia. 90 paises participaram das comemoracoes desse Vesak, e varios diplomatas tb estao presentes nessa sessao de encerramento. Ela termna com a orquestra sinfonica com uma obra inspirada no Buddhismo.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.

5 Comments

  1. Pois eh, Lecio, felizmente vc mora bem pertinho do centro da Franca, nao? Um abraco aos amigos do Porto!

  2. Olá Ricardo,

    fico desde já grato pela partilha!

    Eu pertenço à união budista do Porto, Portugal. Por me encontrar em Plum Village, com Thich Nhat Hanh, na altura em que cá esteve, não pude conhecê-lo!

    Fico contente por poder acompanhar “mais de perto estes acontecimentos”, pois ponderei a possibilidade estar aí também.

    Bem, por agora acompanho a sua bonita experiência.

    Abraço amigo
    Lécio

  3. obrigado!

    ana

    PS: as fotos estão maravilhosas, manda uma p/b….heheheh

  4. Ricardo,Que maravilha!!Através de seus relatos,fotos,comentários e de seu enorme coração,parece que estamos juntos com vc vivênciando este belo evento. Muito agradecido!!

    Fabiano

  5. Bom passeio, Ricardo.
    Até amanhâ!
    Lourdinha.

Comments are closed.