• Sem categoria

Dalai, Islam, Reencarnação e Levitação

Vemos hoje muitos problemas no mundo islâmico. Guerras, fundamentalismo e ataques de países ocidentais supostamente democráticos. E como todos sabem o Dalai Lama estará chegando em breve ao Brasil. Apesar de ser uma figura pública tão conhecida, muitos brasileiros ainda pensam que ele prega a independência do Tibet. Uma boa oportunidade para refletir sobre os dois temas é o recente artigo do Time sobre a participação do Dalai Lama numa conferência sobre tolerância religiosa organizada por líderes muçulmanos em São Francisco (EUA). Radicalismo e ignorância estão por toda a parte. “In my Buddhist community, the radicals don’t listen… But our attempt is to try to explore the same values, send messages, and make them known to other people. Some mischievous people always remain. Doesn’t matter. It’s a mistake to generalize the behavior of a few individuals to the whole tradition“. Sim, “certas pessoas maliciosas sempre permanecem”, até mesmo em ambientes buddhistas. It´s a fact of life…

E falando em artigos de revistas, saiu uma reportagem também na Época brasileira, no geral, bastante satisfatória, quando colocamos de lado as usuais confusões ocidentais e..tibetanas, sobre reencarnação e – “no processo de purificação espiritual, o ser renasce sucessivamente até encerrar o ciclo de sofrimento e atingir a iluminação”. O processo de purificação espiritual nada tem a ver com reencarnação (em nenhum sentido que essa palavra possa ter), o que é uma doutrina espírita, jamais buddhista. Tampouco é o “ser” que “renasce sucessivamente”. Afirmações genéricas do tipo “o mahayana enfatiza a meditação sentada” também devem ser vistas com cautela, apesar de que de um certo ponto de vista (e à luz da série sobre “mahayana vs. theravada”) até seria interessante o Amidismo não ter tanto interesse em se identificar com o “mahayana”. Na tabela comparativa, confusões entre “manifestação” e “encarnação” ou sobre o que seja o “carma”. Mas, enfim, nunca se pode esperar muito de artigos de revistas.

Aliás, para aqueles que tiverem nas mãos a revista Encontro do mês de abril, verão no artigo sobre meditação como que praticar no Centro Buddhista Nalanda efetivamente contribui para o atingimento dos siddhis, entre eles o poder paranormal da levitação. Prova fotográfica irrefutável!

tag: , , , , , , ,

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Anonymous disse:

    Ricardo,
    só respondi a provocação do autor do texto com outra…e intuia que seria essa sua resposta.
    ana lucia

  2. Dhanapala disse:

    Ana Lucia, o siddhi da levitação foi exemplificado por um de nossos membros e não tenho liberdade de mostrar a foto na net, pois sua divulgação poderia prejudicar sua carreira profissional com pedidos inesperados de demonstração! EM pvt, Emerson me lembrou do siddhi da bilocação demonstrado por outro de nossos membros quando de um retiro em SP.

  3. Anonymous disse:

    rsrs…bota a foto aqui
    abs
    ana lucia

  4. Dhanapala disse:

    Siddhi da bilocação?! Esse é novo para mim. Please explain.

  5. Emersonrz disse:

    depois do siddhi da bilocação (tb. com provas fotográficas), só faltava mesmo levitação… 🙂