David Loy já no Brasil

Professor David Loy chegou ontem a Belo Horizonte vindo do Chile e Argentina. Seu riso largo e espírito alegre, apesar da longa viagem, já contagiou a todos. Ele estará em Belo Horizonte e Aracaju para uma série de eventos, palestras e cursos. Professor de Ética/Religião e Sociedade da Xavier University em Cincinnati, Ohio, seu trabalho é principalmente na área de religião e filosofia comparada, particularmente comparando o pensamento buddhista com o pensamento ocidental moderno. Entre seus livros estão: Nonduality: A Study in Comparative Philosophy, Lack and Transcendence: The Problem of Death and Life in Psychotherapy, Existentialism and Buddhism, A Buddhist History of the West: Studies in Lack, The Great Awakening: A Buddhist Social Theory, e Money, Sex, War, Karma: Notes for a Buddhist Revolution. Praticante Zen por muitos anos, ele tem a qualificação de professor na tradição Sanbo Kyodan do Buddhismo Japonês.

David Loy é um dos grandes articuladores do tema Buddhismo, Sociedade e Ecologia, com inúmeros artigos publicados. Confiram, por exemplo, As Raízes Espirituais do Ocidente e Além do Bem e do Mal? Uma Crítica Buddhista a Nietzche.


Toda a programação com David Loy em Belo Horizonte e Aracaju em sua primeira visita ao Brasil está aqui.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.