Descobertas sobre a Dor

Conscientize-se da dor

“Podemos usar a conscientização para explorar, investigar, aprender, descobrir o que estamos experienciando. Então, se estiver experienciando dor física, você pode usar a conscientização para começar explorar a natureza dessa dor. Na vida cotidiana, quando experienciamos dor, nós meramente tentamos nos livrar dela porque é desprazerosa, mas, reagindo à dor desta maneira, nós nunca aprendemos sobre ela, a qual é uma parte importante da condição humana. Então, com a conscientização, com essa faculdade investigativa, podemos fazer descobertas por nós mesmos sobre muitos aspectos da nossa mente e corpo.

Se você realmente consegue fazer descobertas, comece procurando saber, aprendendo enquanto está aqui, para que na vida cotidiana você possa continuar a fazê-lo. O bonito é que podemos aprender com tudo, podemos aprender com qualquer um. Mas devemos ter essa abertura e humildade para tentar aprender, para tentar descobrir a verdade. Assim, a meditação torna-se interessante, porque, como eu disse, qualquer coisa pode ser uma experiência de aprendizado, qualquer coisa pode ser seu professor”.

Um ensinamento do prof. de dharma Godwin Samararatne, traduzido por Oscar S.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.