• Sem categoria

Dukkha e sukha em kaya

Amanha eh o dia em que vcs saberao qual das tres opcoes escolhi. Mas, enquanto isso, hoje tambem foi um dia de opcoes. Felizmente, nao precisei escolher entre elas, mas pude realiza-las em sequencia. Entao o dia comecou com preparativos para a reuniao aqui no templo. Eh dia de ouvir e meditar com Phra Ajahn Sahapan, que veio aqui para o centro de dhamma a fim de ensinar. Ele é o abade do Wat Sahadhammatat em Lard Lum Kheo, na província Pathumthani. Monge há mais de 30 anos, ele passou dez anos em retiro intensivo sob a orientação de Phra Ajahn Sangwahn Khemmako (ganhei uns livros interessantes deste) no Wat Tungsammakheedhamm, peregrinando depois disso por florestas e cavernas por vários anos. Na palestra vieram tambem ocidentais vivendo em Bangkok, thailandeses e tres monges ocidentais, um deles aquele que eu iria tentar visitar na quinta-feira. Foram duas horas de palestra, um pouco de dukkha no corpo.
Depois foi a vez de uma thai-massagem de duas horas com uma bonita thailandesa de maos cheirando a suave canfora e menta. Alguns praticantes daqui costumam ir regularmente. Fui convidado e nao poderia recusar, poderia? Tudo num spa com direito a chazinho de gengibre doce no final. Sukha no corpo. Voces sabiam que a massagem thailandesa eh considerada aqui uma arte que vem desde o medico do Buddha? Eh costumeiro monges aplicarem massagens uns nos outros e eu mesmo jah treinei muito em idos tempos, em templos e outros lugares, ate com canticos dedicados ao medico do Buddha. Claro que nao vou colocar a foto da thailandesa pra ninguem ficar com inveja.

Por fim, o terceiro programa foi visitar o mosteiro onde mora a maioria das monjas pelas quais levantamos as doacoes. Hoje eh wan phra e tinha muita gente recitando em frente a belas estatuas de Buddha e daquele monge que queria ser feio. Nao deu pra tirar foto das monjas pobres que iremos ajudar, pois tinha muita gente hoje, mas depois mando umas fotos.

Amanha, tomaremos cafe cedo, pegaremos um taxi e iremos a……. Pois eh, terei companhia na minha viagem (nao, nao eh a thailandesa de hoje) e surgiu inesperadamente. As coisas vao se desdobrando… Interessante eh que coincidiu com o lugar que eu jah tinha em mente de visitar. Entao ate la!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Anonymous disse:

    sim concordo com a Fátima, a expectativa é grande…. conta logo!
    Josane

  2. Patcouto disse:

    Bem, agora além do lugar escolhido, vamos ter que aguardar para saber quem é a sua companhia inesperada :), será hoje? Abs. Patcouto

  3. Anonymous disse:

    a expectativa é grande….até lá então! abs. Fátima