india2011

Em Bodhgaya

Bodhgaya
(01.01.2011)

Relato da Pátchima:


ANO NOVO!!!

Saímos pela manhã em caminhada para visitar os muitos templos de vários países que estão concentrados na cidade. Visitamos Templo Butanês,

templo butanês

Templo Indosan Nipponji,

Templo Buddhista Daijokyo, Templo Karma Tharjay Chokhorling Kagyupa Vajrayana, o Wat Thai Bodhigaya, 

construído pelo Governo Real da Tailândia em homenagem aos 25 séculos do Buddha. Ainda estivemos diante da majestosa estátua do Buddha, construída pelo Templo Daijokyo. Gigantesca.



À tarde ficamos livres para fazer o que bem entendêssemos. Fui a uma lan house ver o que acontecia no mundo. As ruas estavam apinhadas de gente. Monges de todos os lugares. Caminhei pelas ruas fazendo parte de todos os sons e de todas as cores. No final da tarde um grupo resolveu visitar o Mahabodhi, local onde está a árvore do despertar. É uma descendente da árvore original. Magnífico lugar.

o Trono do Diamante

Um monumento belíssimo foi construído ali. Há muita gente entoando mantras em línguas as mais estranhas e dando voltas e voltas em torno do grande monumento. Há muita gente fazendo prostrações. Há muita gente tirando fotos. Há muita gente meditando. Há muitos grupos de monges. Há muita gente reverenciando a árvore.


No centro de tudo isso que se move sem parar está a árvore Bodhi. Alta, frondosa, tronco largo, galhos que se espalham pra todo lado, carregados de folhinhas verdinhas.


Nos unimos a todo o movimento. Bem perto de onde estávamos encontramos Dr. Panth e Deepak da Universidade Nalanda. Foi uma surpresa muito agradável. Generoso como nas ruínas, Deepak ofereceu-se para nos falar da árvore e do lugar. E ali mesmo tivemos uma aula. Ele nos falou sobre os mitos que envolvem a árvore e os ensinamentos ligados a ela.



Começamos o ano bem!!!


Jantar no hotel e descanso.

Cf também relato da Rosana aqui

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comments are closed.

Powered by: Wordpress
%d blogueiros gostam disto: