em Brasilia – 2



Ontem, além de um almoço típico birmanes e outros assuntos ligados com o Theravada no Brasil pela manhã, tive também a oportunidade de passar uma ótima tarde na boa companhia do lama Sonam Sherpa, do lama Trinle e de um grupo de praticantes do Centro Budista Tibetano Kagyu Pende Gyamtso. O centro é ligado ao grande mestre Kalu Rimpoche. Tive a oportunidade de encontrá-lo pouco tempo antes dele morrer, em 1989, lá na Índia. O centro situa-se perto de Sobradinho, e já está estabelecido há muitos anos no Distrito Federal. Conta com uma ótima estrutura e aos domingos há ensinamentos e pujas por toda a manhã. Uma boa oportunidade para os moradores da cidade que queiram aprender mais sobre o Buddhismo Tibetano e mais especificamente da linhagem Kargyu.

O dia encerrou tão bem quanto começou, agora com uma meditação no Nishi Honganji e uma deliciosa comida japonesa na companhia sorridente do rev. Sato, Cris e Milton. Bom ver as oportunidades dhármicas em nossa capital.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.