• Sem categoria

Está Coçando?

Está coçando?

Um ensinamento do prof. de dharma Godwin Samararatne, traduzido pela equipe de tradução do Centro Buddhista Nalanda:

Se você está ansioso por alguma coisa agradável que você está desejando, naquele momento você vai sentir algum entusiasmo, você vai sentir algum prazer surgir, pensando: “Talvez, quando eu tiver aquilo, eu realmente irei apreciá-lo”. E o que é muito importante é que, quando você consegue, o que vem depois? O que é bonito sobre a primeira Nobre Verdade é que uma forma de sofrimento é criada por não conseguirmos o que queremos. Eu acho que todos podemos nos reconhecer nisso. Mas, o que acontece conosco quando chega o próximo passo, quando temos algo que queremos? – Esse é um ensinamento muito, muito profundo do Buddha – quando você consegue o que quer, qual será o próximo passo? Querer algo diferente? Querer algo mais? Então, esse desejo continua e, ao fim de tudo, ainda há insatisfação e descontentamento.

Esse aspecto é muito claramente apresentado em um belo e poderoso símile em um dos textos buddhistas: é como ter uma ferida que vocês sentem vontade de coçar e, quando vocês a coçam, têm uma sensação boa, uma sensação muito boa, e vocês continuam a coçar, mas a ferida nunca se cura. Então, se vocês realmente quiserem curar a ferida, têm de parar de coçar e superar aquela sensação desagradável e, disso, a cura poderá surgir“.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...