• Sem categoria

Falecimento de Sua Santidade Somdet Phra Nyanasamvara, Supremo Patriarca do Buddhismo Tailandês

Notícias nos chegam de Bodhgaya, e agora temos a confirmação, de que Sua Santidade Somdet Phra Nyanasamvara, Supremo Patriarca do Buddhismo Tailandês, acaba de falecer aos 100 anos de idade. Nossa homenagem a este venerável ancião. Na foto, um momento especial ocorrido 24 anos atrás. O Supremo Patriarca visita o sul da Tailândia para se encontrar com o Venerável Ajahn Buddhadasa. É costume nos países Theravada que um monge junior se curve a um monge sênior. Somdet Phra Nyanasamvara, sendo o Supremo Patriarca, o mais alto título no mundo Theravada, não tinha a necessidade de se curvar a Ajahn Buddhadasa, mas se curvou humildemente ao grande mestre. Por sua vez, Ajahn Buddhadasa também não tinha a necessidade de se curvar, pois era sênior em relação ao Patriarca, mas também se curva humildemente. Um sinal de supremo respeito e humildade de ambos, que aqueles que presenciaram o momento dizem se lembar até hoje.

Sua Santidade Somdet Phra Nyanasamvara, o Supremo Patriarca do Buddhismo Tailandês e o Venerável Ajahn Buddhadasa, em um encontro memorável.
Sua Santidade Somdet Phra Nyanasamvara, o Supremo Patriarca do Buddhismo Tailandês

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...