• Sem categoria

Falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo

É com pesar que informo o falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo, um dos pioneiros do Buddhismo no Brasil. Eis a nota escrita pelo Rev. Ricardo Mário Gonçalves:

Caríssimos Irmãos no Dharma,

Com o coração consternado, estou cumprindo o doloroso dever de vos dar ciência do Regresso à Terra Pura Ocidental do Buddha Amitabha de um dos mais ilustres pioneiros da propagação do Dharma no Brasil, o Rev. Murillo Nunes de Azevedo, Ministro do Dharma da Verdadeira Escola da Terra Pura, Ramo Honpa (Nishi Hongwanji).Conheci o Rev. Murillo em 1965, quando ele já era conhecido como o primeiro divulgador do Budismo Zen no Rio de Janeiro, por ter publicado a tradução brasileira do livro “Introdução ao Zen Budismo” de Daisetz Teitaro Suzuki. Foi ele o primeiro brasileiro a entrevistar Sua Santidade o Dalai Lama. Em 1969, colaborou com o Museu de Arte e Arqueologia da USP na montagem da primera exposição de arte budista tibetana realizada em nosso país. Fundou a Sociedade Budista do Brasil, que se tornou posteriormente a primeira organização a representar o Budismo Theravada em nossa terra. Ministrou cursos de Introdução ao Pensamento Oriental e ao Budismo na PUC – Rio e outras universidades, no rio e em Brasília.Colaborou com as Escolas Soto Zen e Shingon e posteriormente tornou-se Ministro do Dharma do Honpa Hiongwanji, tendo atuado por vários anos no Templo do Honpa em Brasília. Escreveu vários livros sobre o Dharma, dentre os quais destado “O ôlho do Furacão” e “O Paraíso é Aqui”.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Shaku Iyô disse:

    Descobri esse Blog falando do falecimento do Sensei Shoshin Murillo, e, eu como um dos Herdeiros do Templo Budista de Brasília, por onde esse Monge passou e nos legou a tarefa de levar o Budismo para os ocidentais, Ele iniciou os Oficios em Português no Templo na década de 80. Sensei Murillo até a Terra Pura. Namo Amida Butsu

  2. Murilo disse:

    Ele foi uma pessoa impar no que fez e não foram poucas as atividades cito abaixo elas:
    Engenheiro
    Professor de Engenharia, Relações Humanas, etc
    Pintor
    Radialista
    Diretor de Tv
    Roterista de Filmes
    Perito do Juizo
    Diretor de Empresas
    Empresario
    Monge Budista
    e a melhor de todas um excelente amigo e um grande Pai e Avô e Marido.

  3. Fred disse:

    Li A introdução ao Tantra e o Pensamento do Extremo Oriente. Vim a internet interessado em conhecer um pouco mais do autor.
    Lamento sua passagem com atraso de quase 2 anos. Mas alegro-me em saber que está bem .