budismo shin

Falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo

É com pesar que informo o falecimento do Rev. Murillo Nunes de Azevedo, um dos pioneiros do Buddhismo no Brasil. Eis a nota escrita pelo Rev. Ricardo Mário Gonçalves:

Caríssimos Irmãos no Dharma,

Com o coração consternado, estou cumprindo o doloroso dever de vos dar ciência do Regresso à Terra Pura Ocidental do Buddha Amitabha de um dos mais ilustres pioneiros da propagação do Dharma no Brasil, o Rev. Murillo Nunes de Azevedo, Ministro do Dharma da Verdadeira Escola da Terra Pura, Ramo Honpa (Nishi Hongwanji).Conheci o Rev. Murillo em 1965, quando ele já era conhecido como o primeiro divulgador do Budismo Zen no Rio de Janeiro, por ter publicado a tradução brasileira do livro “Introdução ao Zen Budismo” de Daisetz Teitaro Suzuki. Foi ele o primeiro brasileiro a entrevistar Sua Santidade o Dalai Lama. Em 1969, colaborou com o Museu de Arte e Arqueologia da USP na montagem da primera exposição de arte budista tibetana realizada em nosso país. Fundou a Sociedade Budista do Brasil, que se tornou posteriormente a primeira organização a representar o Budismo Theravada em nossa terra. Ministrou cursos de Introdução ao Pensamento Oriental e ao Budismo na PUC – Rio e outras universidades, no rio e em Brasília.Colaborou com as Escolas Soto Zen e Shingon e posteriormente tornou-se Ministro do Dharma do Honpa Hiongwanji, tendo atuado por vários anos no Templo do Honpa em Brasília. Escreveu vários livros sobre o Dharma, dentre os quais destado “O ôlho do Furacão” e “O Paraíso é Aqui”.

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

3 Comments

  • 06/06/2010 - 4:24 am | Permalink

    Descobri esse Blog falando do falecimento do Sensei Shoshin Murillo, e, eu como um dos Herdeiros do Templo Budista de Brasília, por onde esse Monge passou e nos legou a tarefa de levar o Budismo para os ocidentais, Ele iniciou os Oficios em Português no Templo na década de 80. Sensei Murillo até a Terra Pura. Namo Amida Butsu

  • 17/05/2009 - 11:23 am | Permalink

    Ele foi uma pessoa impar no que fez e não foram poucas as atividades cito abaixo elas:
    Engenheiro
    Professor de Engenharia, Relações Humanas, etc
    Pintor
    Radialista
    Diretor de Tv
    Roterista de Filmes
    Perito do Juizo
    Diretor de Empresas
    Empresario
    Monge Budista
    e a melhor de todas um excelente amigo e um grande Pai e Avô e Marido.

  • Fred
    16/04/2009 - 4:14 pm | Permalink

    Li A introdução ao Tantra e o Pensamento do Extremo Oriente. Vim a internet interessado em conhecer um pouco mais do autor.
    Lamento sua passagem com atraso de quase 2 anos. Mas alegro-me em saber que está bem .

  • Comments are closed.

    Powered by: Wordpress
    %d blogueiros gostam disto: