• Sem categoria

Feliz Māgha Pūjā!

Nos países Theravāda o feriado buddhista de Māgha Pūjā é comemorado hoje, 14 de fevereiro. Māgha Pūjā celebra quatro ocasiões auspiciosas que ocorreram no Parque dos Bambus (Veluvana), perto de Rajagaha, nove meses após a Iluminação do Buddha. Segundo o comentário ao Mahāsamayasutta, DN 20) quatro eventos maravilhosos ocorreram:


1. 1250 discípulos vieram visitar o Buddha naquela tarde sem serem chamados.

2. Todos eram Arahants, Iluminados, e todos receberam ordenação do próprio Buddha.

3. O Buddha ensinou aos Arahants os princípios fundamentais chamados de “Ovādapātimokha”: “Cesse de fazer o mal, faça o que é bom, limpe a própria mente”.

4. Aconteceu numa lua cheia.

Os princípios do “Ovādapātimokha” são chamados de “Coração do Buddhismo”.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...