Flores do Dharma no Cruzeiro do Sul

Uma boa notícia vem de terras alagoanas, onde um Grupo Budista JodoShinshu de Maceió foi inaugurado recentemente sob a direção do Rev. Wagner Bronzeri. Como disse o Rev. Ricardo Mário Gonçalves: “Este auspicioso evento é mais uma prova de que, não obstante as opiniões em contrário de certos sociólogos e jornalistas, as Flores do Dharma continuam a desbrochar sob o Cruzeiro do Sul. A História do Budismo no Brasil não está se acabando, está apenas começando!

Prova disso é que o Dharma, agora sob formas universalistas e adaptadas a um público de várias religiões também floresce nas terras de Drummond, onde pessoas muito interessadas se reuniram no último fim de semana para conhecer mais e praticar os ensinamentos de vigilância e convivência harmoniosa. Já é o sexto ano em que orientações são compartilhadas em Itabira MG.

Também em Curitiba um bom grupo tem regularmente se reunido para estudar e praticar os ensinamentos originais do Buddha, e neste feriado um workshop de três dias com o tema da convivência harmoniosa está sendo realizado.

No dia de ontem, finados, ocorreu uma palestra, que contou com cinquenta e cinco participantes, sobre o tema da lembrança daqueles que faleceram e os ensinamentos que podemos tirar a partir disso.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.