• Sem categoria

Lesmas & Homens

A interdependência entre todos os seres é algo frequentemente mencionado nos ensinamentos do Buddha. Enquanto que essa interdependência pode permanecer em um nível teórico para muitos, há amplos exemplos de como isso apresenta efeitos práticos.  Então, da Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, em San Diego, mostrou que o ruído nas águas oceânicas aumentou na razão de 10 vezes desde 1960. Ainda não há estudos sobre como isso pode afetar a vida marinha, principalmente para aquelas espécies dependentes do som para seu dia a dia. Mas em termos de causa para esse dado assustador está o aumento vertiginoso do transporte marítimo humano. Quando isso é somado à pesca predatória em escala mundial, que não respeita em nada mesmo as espécies em perigo de extinção; à poluição insana de todas as cidades modernas, o lixo tóxico; e tantos outros malefícios causados à água, ao mar, aos rios e espécies animais, o quadro que temos à frente não é nada bom.

lesma do mar

A resposta do outro lado da cadeia da interdependência entretanto, apesar de silenciosa pode ser igualmente proporcional. Além dos já conhecidos efeitos gerais em relação à queda de qualidade de vida dos habitantes do planeta, podemos estar destruindo uma série de oportunidades de cura para doenças sérias dos humanos. Um exemplo curioso vem da Universidade de Utah, que revela ter descoberto, numa lesma venenosa do mar, uma nova toxina que pode se mostrar efetiva no tratamento de várias doenças do sistema nervoso, como Parkinson, Alzheimer, depression, adição à nicotina e talvez mesmo a esquizofrenia. Os resultados da pesquisa sairão no próximo número do ‘The Journal of Biological Chemistry’. Não seria incrível que uma pequena lesma do oceano pudesse colaborar na melhoria da saúde de milhões de seres humanos que diariamente poluem de todas as formas esse mesmo mar de onde vem a lesma?

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...