• Sem categoria

Mais sobre os Arquivos Buddhadasa

do THE SUNDAY NATION de 14 de setembro de 2008

Seguidores de Buddhadasa Bhikkhu abrirão um centro de dharma com três andares

Seguidores do reverenciado monge Buddhadasa Bhikkhu, o qual enfatizava que a iluminação espiritual e o nirvana nunca estavam distantes demais para serem buscados, deverão abrir um centro de ‘spiritual-fitness’ em Bangkok no ano que vem.

Será chamado de Buddhadasa Inthapanyo Archive com localização no Parque Vachirabenjatas. Seu objetivo será prover abrangentes serviços de Dharma.

Com um orçamento de 185 millhões de Bahts, ocupará um edifício de três andares por trás de um espaço coberto de pedras, propiciando aos visitantes a tranquilidade da natureza.

O primeiro andar terá uma biblioteca para consultas de livros religiosos, o segundo andar será reservado para a meditação, e um terceiro andar apresentará uma coleção de gravações em áudio de Buddhadasa.

“A arquitetura focará na simplicidade, aqui e ali propiciando uma lembrança da [escola de meditação de Buddhadasa] Suan Mokkh em Chaiya no distrito de Surat Thani”, explicou o conselheiro Kasem Watanachai na sexta-feira. Kasem dirige o comitê para o estabelecimento do arquivo.

Buddhadasa está na lista da Unesco de grandes personalidades. Quando faleceu em 1993 deixou uma formidável coleção de obras religiosas. Seus seguidores agora planejam tranferi-la para o centro em Bangkok. “Ela será também uma fonte de entretenimento espiritual”, disse Dr Bancha Pongpanich, que pertence ao comitê. Bancha explicou que Suan Mokkh era úmido demais para armazenar livros.

Com seus 4000 mestros quadrados de área contruída, o Buddhadasa Inthapanyo Archive estará entre árvores e lagoas. Proverá salões de exibição, salas para seminários, uma digital database, espaços de pesquisa e um teatro para apresentações espirituais.

“Será um completo arquivo religioso”, Bancha disse, “e a primeira abrangente biblioteca digital do país, com uma base de dados com links para sites como Buddhadasa-archives.com, Buddhadasa-archives.org and www.bia.or.th”. Acreditamos que isso propiciará e sustentará as obras de Buddhadasa para o seu maior benefício”, disse Kasem.

“Será como se puséssemos alimento nos pratos: você poderá vir e experimentá-lo e mesmo levar um pouco para casa”.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...