• Sem categoria

Mais uma chama se apaga

A vida – ou pelo menos a minha – é cheia de coincidências. Depois que a Editora Vozes deixou de publicar “Passo a Passo” (lançado em 1993), ensaiei por muitos anos publicá-lo via Edições Nalanda. Tantos projetos na fila, entretanto, fizeram com que fosse empurrado para a frente. Uns dois anos atrás surgiu a idéia e os contatos para publicar alguns projetos virtualmente. Tanto a fazer, no entanto, e isso também foi sendo empurrado para frente, sem saber escolher que livro publicar primeiro. O livro já estava revisado, corrigido, pronto para uma nova edição. Precisamente um mês atrás, meu amigo Phil, um dos editores de “Passo a Passo” me diz que Maha Ghosananda estava doente, no hospital, com um pequeno problema no coração. Mas que havia já melhorado e sairia em breve do hospital. Memórias vieram dos bons momentos passados com o mestre e sua maravilhosa comunidade de cambojanos. A hospitalidade generosa; o sorriso contínuo nas faces de um povo que tanto sofreu; os dias e noites passados ao lado de Phra Samdech, conversando sobre Dhamma, Camboja, meditação, dukkha; o passeio em caravana com centenas de carros em fila nas highways americanas em direção à Stupa da Paz para um grande evento interreligioso onde o querido monge era o convidado de honra.

Então, de repente, decidi finalmente embarcar na publicação virtual. Ontem relançamos “Passo a Passo – Meditações sobre a Sabedoria e a Compaixão”, que todos os leitores das Folhas puderam acompanhar na folha anterior. Poucas horas depois da notícia da republicação, uma outra notícia me chega, o outro lado da moeda: naquele mesmo dia, ontem, 12 de março de 2007, Phra Samdech Maha Ghosananda, Supremo Patriarca do Buddhismo Cambojano, acabava de falecer…

Nas palavras de Jane, a outra das editoras de “Passo a Passo”: “Anos atrás, me encontrava sozinha com Samdech, enquanto aguardávamos para ir ao aeroporto, vindos de um encontro do Concílio pela Paz. Aproveitei a oportunidade para perguntar a ele sobre sua morte, e como deveríamos nos preparar. Primeiramente veio uma séria dissertação sobre o apego (como somente o monge seria capaz de dar!). E então Samdech riu, na sua forma bela e melodiosa… ‘A vida é respiração, Irmã… Eu inspiro…eu expiro… e eu inspiro… e eu expiro… Então não mais respiração.. e eu morro!!!’ Nós dois rimos durante algum tempo, desfrutando da beleza simples desse conceito… E, então, de repente, Samdech ficou sério novamente: ‘Irmã, nós andamos agora!’, ele disse. E andar foi o que fizemos, caminhando em círculo pelo salão de conferência por algum tempo, em silenciosa meditação…Andamos vagarosa e pacificamente naquele dia, passo a passo… a passo…”.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anonymous disse:

    É com muito pesar que recebo esta notícia do passamento do Venerável Maha Ghosananda. “Passo a Passo” foi um dos primeiros livros sobre Dharma que li, e me marcou bastante…

    Heitor