• Sem categoria

Meditando em pé

Uma postura de meditação raramente usada nos centros buddhistas atuais, e mesmo no Theravada praticada apenas em alguns lugares é a meditação parada em pé. Deixo aqui uma explicação de Ann Lovelock sobre esta prática. Na semana que vem, deixarei as dicas para a meditação andando.

“Fique em pé, de modo relaxado, com o corpo voltado para o interior da sala, mas próximo da parede de onde vai começar a caminhada. Tome alguns minutos para ajustar a postura, mantendo-se o tempo todo consciente do seu corpo. Os pés devem estar pousados sobre o chão, paralelos um ao outro e ligeiramente afastados; os braços devem estar frouxamente estendidos ao lado do corpo. Antes de mais nada, ajuste o seu equilíbrio a fim de certificar-se de que ele está igualmente distribuído em ambos os pés; em seguida, certifique-se do balanceamento entre o calcanhar e as solas de cada pé: o ponto de equilíbrio deve situar-se no arco dos pés. A seguir, movimente os músculos das coxas a fim de que as rótulas dos joelhos girem ligeiramente para fora.

O segredo para manter uma boa postura em pé reside na posição dos quadris. Enquanto estiver mantendo o correto equilíbrio sobre os pés, ajuste cuidadosamente a pélvis a fim de que a espinha dorsal fique ereta, evitando a projeção do estômago e a inclinação dos ombros. A maior parte das pessoas conseguirá isso apenas movendo ligeiramente os quadris para baixo. Certifique-se de relaxar toda a tensão nos ombros, deixando para isso os braços estendidos ao longo do corpo, as mãos relaxadas e as palmas voltadas para dentro. Aproveite para ‘criar’ espaço entre os lóbulos das orelhas e os ombros; ajuste a sua cabeça, se isso for necessário, a fim de que ela não penda para trás nem seu queixo se projete para a frente.

Se você fez todos os ajustes corretos não deverá haver nenhuma tensão em seu corpo. Mantenha-se nesta posição por algum tempo a fim de acostumar-se à postura, procurando ‘senti-la’. Você provavelmente terá que checar toda a sua postura, dos pés à cabeça, cada vez que fizer um ajustamento em alguma parte do corpo onde algo não esteja indo bem”.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...