• Sem categoria

na Estônia

Meu primeiro artigo publicado num livro da…Estônia!!!

Pois é, fresquinho do Centro de Estudos Orientais da Universidade de Tartu na Estônia, chegaram agora as cópias de cortesia. O livro, publicado em comemoração ao 70. aniversário de Linnart Mall, acadêmico, tradutor e figura central dos estudos buddhistas avançados da Estônia e uma dos grandes especialistas de Sutras Mahayanas no mundo, conta com 373 páginas escritas por colegas de todo o mundo, incluindo Buryatia na Rússia, Finlândia, França, Alemanha, Índia, China, Taiwan, EUA e Brasil.

Os temas são eles mesmos estimulantes também. Qual a relação entre o Sutra Suvarnabhasottama e a defesa da região de Khotan na Ásia Central? O que é a “visão” segundo o Sutra do Diamante? Há relação entre os Jhanas no Theravada, os Dasabhumis de Asanga e os 10 estágios da mente da escola japonesa Shingon? Qual a relação dos Mulasarvastivadas com a antiga Universidade de Nalanda ou entre o Buddhismo e o trono dos Faraós do Antigo Egito?! O que é a morte e a transformação no Buddhismo? E qual seria o tratamento de choque do Vimalakirti Nirdesa Sutra? Esses são alguns dos temas tratados e há até alguns artigos em russo e alemão para quem quiser uma leitura um pouco mais variada!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Obrigado a todos! Ana, a gente tem que ir acostumando mesmo. Mudita é uma das virtudes mais esquecidas no mundo moderno e até no Buddhismo ela parece bem esquecida, apesar de ser relacionada juntamente com metta, karuna e upekkha como virtudes fundamentais a serem desenvolvidas. Paulo, uma publicação no Brasil ainda demoraria um tanto. Josane, vamos esperar publicações na Turquia sim, hehe.

  2. Anonymous disse:

    Muito bom! Minha aspiração é que seus livros cheguem também na Turquia. Que o universo conspire a nosso favor! (parodiando aquele escritor…rsrs)
    Abço,Josane

  3. Selma disse:

    PARABÉNS PROFESSOR!

  4. Paulo disse:

    Olá,

    Parabéns pela publicação.
    Um histórico das traduções budistas no Ocidente?
    Parece interessantíssimo!

    Qual a possibilidade de divulgação no Brasil?

  5. Anonymous disse:

    Parabéns!

    Prof. Sasaki, espero que com essa
    seus trabalhos em prol do budismo
    comecem a ser valorizados em terras
    tapuias tb….rs.

    mas me entristeceu um pouco, ver que o post de B x A, teve 14 comentadores ( eu inclusive alimentei um pouco aquilo) e nesse,
    poucos comentários….fiquei a me perguntar, o que seria isso? Pq é
    mais fácil cair de pau qdo a oportunidade é dada e tão dificil
    elogiar,valorizar o esforço do outro? o que acontece? As vezes me canso um pouco em perceber tudo tão igual, por onde quer que eu ande…

    ana

  6. Heitor disse:

    Que boa notícia, Prof. Ricardo! Parabéns!