na Estônia

Meu primeiro artigo publicado num livro da…Estônia!!!

Pois é, fresquinho do Centro de Estudos Orientais da Universidade de Tartu na Estônia, chegaram agora as cópias de cortesia. O livro, publicado em comemoração ao 70. aniversário de Linnart Mall, acadêmico, tradutor e figura central dos estudos buddhistas avançados da Estônia e uma dos grandes especialistas de Sutras Mahayanas no mundo, conta com 373 páginas escritas por colegas de todo o mundo, incluindo Buryatia na Rússia, Finlândia, França, Alemanha, Índia, China, Taiwan, EUA e Brasil.

Os temas são eles mesmos estimulantes também. Qual a relação entre o Sutra Suvarnabhasottama e a defesa da região de Khotan na Ásia Central? O que é a “visão” segundo o Sutra do Diamante? Há relação entre os Jhanas no Theravada, os Dasabhumis de Asanga e os 10 estágios da mente da escola japonesa Shingon? Qual a relação dos Mulasarvastivadas com a antiga Universidade de Nalanda ou entre o Buddhismo e o trono dos Faraós do Antigo Egito?! O que é a morte e a transformação no Buddhismo? E qual seria o tratamento de choque do Vimalakirti Nirdesa Sutra? Esses são alguns dos temas tratados e há até alguns artigos em russo e alemão para quem quiser uma leitura um pouco mais variada!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.

7 Comments

  1. Obrigado a todos! Ana, a gente tem que ir acostumando mesmo. Mudita é uma das virtudes mais esquecidas no mundo moderno e até no Buddhismo ela parece bem esquecida, apesar de ser relacionada juntamente com metta, karuna e upekkha como virtudes fundamentais a serem desenvolvidas. Paulo, uma publicação no Brasil ainda demoraria um tanto. Josane, vamos esperar publicações na Turquia sim, hehe.

  2. Muito bom! Minha aspiração é que seus livros cheguem também na Turquia. Que o universo conspire a nosso favor! (parodiando aquele escritor…rsrs)
    Abço,Josane

  3. Olá,

    Parabéns pela publicação.
    Um histórico das traduções budistas no Ocidente?
    Parece interessantíssimo!

    Qual a possibilidade de divulgação no Brasil?

  4. Parabéns!

    Prof. Sasaki, espero que com essa
    seus trabalhos em prol do budismo
    comecem a ser valorizados em terras
    tapuias tb….rs.

    mas me entristeceu um pouco, ver que o post de B x A, teve 14 comentadores ( eu inclusive alimentei um pouco aquilo) e nesse,
    poucos comentários….fiquei a me perguntar, o que seria isso? Pq é
    mais fácil cair de pau qdo a oportunidade é dada e tão dificil
    elogiar,valorizar o esforço do outro? o que acontece? As vezes me canso um pouco em perceber tudo tão igual, por onde quer que eu ande…

    ana

  5. Que boa notícia, Prof. Ricardo! Parabéns!

Comments are closed.