novo dia de fog

A temperatura mínima é 7.5 e o fog é intenso. Voos e partidas de trens continuam se acumulando em seus atrasos e cancelamentos. É impressionante como Delhi nessas condiçoes fica deserta até umas 9 ou 10 da manha. Nada abre, lojas, restaurantes, quase ninguém anda pela rua. Visibilidade ontem entre 100 a 150 metros. Voos não devem sair com menos de 300 mts a menos que equipados de aparelhos especiais. Olhem aqui um foto do fog:

Aí a partir desse horário o sol começa a surgir, o fog vai se dissipando e a cidade volta a vida, cheia de gente. Domingo foi dia de compras para os cidadaos daqui, todas as lojas oferecendo de 40 a 80% de descontos, desde as mais chiques as banquinhas no meio da rua e o entra e sai das multidoes.

Não há como deixar de traçar uma analogia com a vida. Por vezes a vida é permeada pelo fog e tudo o que miramos o olhar parece embaçado ou sem saída. Nos círculos concentricos de Connaught Place, onde com visao clara já podemos ter dificuldade de nos localizar, com o fog então torna-se tudo igual e o mesmo. Aí o sol vem, dissipa a obscuridade e nos permite contemplar uma vida mais radiante, leve e limpa. Estas características, aliás, são aquelas da mente pura e em samadhi, segundo Ajahn Buddhadasa. Que todos possam desfrutar de uma vida radiante, leve e limpa, lembrandoo que o sol sempre está lá mesmo quando o fog parece estar em seu apogeu!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.

5 Comments

  1. Pois eh Ge, ta assim mesmo filme de suspense e tem coisas que nem dah pra contar, soh pra ter uma ideia hoje ja passei soh a manha no palacio do governador, conheci o secretario de turismo e nao fui pra um lugar pois tinha risco de vida… amanha conto mais da viagem pra cah…

  2. Uallllll, de um filme de comédia e aventuras pela Thailândia, agora um de suspenseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee pela India, muito boa experiência… Muito boa viagem pra vc, espero notícias….
    beijos
    Georgia

  3. Esse lugar aí deve ser mais especial ainda com esse fog todo, obrigado para todos pelos relatos, e bons seminários;

    abçs

  4. Sim Ricardo! Lembrar sempre que o sol está presente mesmo que o fog esteja no apogeu. Grande motivação para trilhar o caminho !

    Abço da Josane

  5. 7,5º graus??? Não sei não…Na Tailandia estava bem mais agradável!!! Aproveite do mesmo jeito! Abs. Fátima

Comments are closed.