• Sem categoria

O agente secreto do bem

Cindo anos atrás, quando Folhas no Caminho surgiu, escrevi sobre Gratidão Ilimitada. ‎Esta é uma prática essencial para desenvolver uma mente realmente saudável e, suspeito, qualquer pessoa realmente saudável tem essa qualidade do coração naturalmente presente. Meister Eckhart atinge o centro da questão quando diz: “Se a única oração que você fizer na vida for um ‘obrigado’, isso será o suficiente”. De fato, parece que a gratidão sintetiza tudo o que há de bom no coração humano. Um ano atrás, uma jovem de 32 anos de Pittsburgh, Pennsylvania,  iniciou um projeto muito interessante. Sua amiga, ao fazer aniversário, lhe disse que preferia que desse um presente para alguma ajuda fortuita em seu nome, ao invés de recebê-lo. Laura levou isso a sério e imaginou o que seria deixar presentes anônimos semanais espalhados pela cidade. Aí nasceu Agente Secreto L – Atos Aleatórios de Generosidade. Ela preparava os presentes e fotografava os lugares onde os deixava. E ainda o faz até hoje, postando em seu blog e divulgando no Twitter. Apesar de que um ano depois ela acabou por revelar sua verdadeira identidade como Agente Secreto L, Laura continua tocando esse projeto e tem até 80 “agentes afiliados” em todo o mundo, pessoas que aceitaram a missão de levar a generosidade gratuita a pessoas que certamente têm uma bela surpresa ao encontrar um presente aleatório. A generosidade por sua vez estimula o desenvolvimento de uma maior bondade. E não precisamos achar um presente anônimo à nossa porta para isso. Não conseguiríamos, na verdade, ver um sem número de motivos para nos sentirmos gratos, se apenas colocássemos um pouco mais de atenção nesse aspecto de nossas vidas?

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    é um prazer ter você como leitora, lourdinha! volte sempre!

  2. Lourdinha disse:

    Ricardo,

    minha eterna gratidão por tudo o que você me ensinou e ainda me ensina. Esse texto é uma pérola, especialmente pelo trecho do Meister Eckhart, “Se a única oração que você fizer na vida for um ‘obrigado’, isso será o suficiente” .
    Muito obrigada!
    Lourdinha.