• Sem categoria

O Cuidado Atento

Numa palestra recente feita por Santikaro e distribuída para os membros à distância do Nalanda nesse mês, ele diz que: “Sila tem a ver com comportamento. Ações do corpo e linguagem. Um significado mais profundo de sila é pakkati (normalidade natural). No entendimento buddhista, a natureza é uma rede de relacionamentos. Elas mudam e são impermanentes. Mas a cada momento alguns desses relacionamentos estão ativos. Nesse momento vocês estão aqui com outras pessoas e outros seres. Então, nesse momento, os relacionamentos estão aqui e agora e são ativos e relevantes. Normalidade significa que estes relacionamentos são saudáveis. Isso requer vigilância a fim de perceber o que acontece em nossos relacionamentos. Se somos honestos e vigilantes podemos dizer quando algo está acontecendo que é anormal; quando algo danifica os relacionamentos. Se tivermos uma cuidadosa atenção às nossas relações de fato poderemos viver uma vida moral, não por seguirmos regras, mas por sermos sensíveis à violência e ao dano. Praticar sila é uma forma de imitar/seguir o Buddha“.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Anonymous disse:

    Gosto bastante da palavra “considerar”. Parar, pensar e considerar o sentimento das pessoas.Esse deve ser o comando. A desconsideração, a falta de respeito ou de visão dos sentimentos alheios é o que pode macular nossos atos e magoar profundamente fazendo que os relacionamentos se rompam – muitas vezes sem possibilidade de retorno.
    Acho triste a desconsideração. Origina-se do orgulho e egoísmo e traz bad karma.

    Abços cheios de consideração por todos,
    Josane