O que é o Buddhismo?

Regularmente vamos publicar aqui algumas perguntas e respostas do livro “Boas Perguntas, Boas Respostas” do Ven. S. Dhammika, traduzidas gentilmente por nosso amigo Marcelo Camargos. As respostas são simples e diretas e, portanto, boas para quem está querendo ter aquela primeira ideia a respeito do Buddhismo.

O que é o Buddhismo?

O nome Buddhismo vem da palavra ‘budhi’ que significa ‘acordar’ e então Buddhismo pode ser dito como sendo a filosofia do acordar. Esta filosofia tem suas origens na experiência do homem Siddhattha Gotama, conhecido como o Buddha, que se despertou quando tinha 35 anos. O Buddhismo tem hoje a idade de 2.500 anos e tem aproximadamente 380 milhões de seguidores em todo o mundo. Até 100 anos atrás o Buddhismo era principalmente, uma filosofia asiática, mas de forma crescente tem ganhado adeptos na Europa, Austrália e América.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.