• Sem categoria

Obrigado Portugal!

Até mais ver Portugal!

Depois dos quatro dias de retiro em Braga com cerca de 20 pessoas, incluindo uma meditacao na exata passagem de ano – entre o frio do tempo e o calor da prática e determinação de todos os praticantes – e uma palestra sobre perigos e oportunidades para o praticante buddhista no ocidente na sede da União Budista do Porto, parti cedinho hoje para Frankfurt. O aviao atrasou 3 horas – como se dissesse para ficar um pouco mais em Portugal, hehe. Estou aqui no terminal de Frankfurt, pronto para embarcar. Ja sao 17h00 hora local.

alguns dos participantes do retiro

Portugal foi excelente, pessoas muito simpaticas por toda parte, interesse no Dhamma, comida otima. Ja me foi prometido varias comidas de uma proxima vez que eu visitar! Ate uma garrafa de vinho do Porto acabei levando – nao poderia visitar o Porto e nao levar seu vinho famoso, nao. A noite passada fechou-se com boa companhia, vinho alentejano e comida espanhola a beira do rio douro.

O Budismo vai crescendo em Portugal e espero ter contribuido um pouco para estimular o interesse, pequenas sementinhas que agora precisam de cuidado.

Professores como Sagarapriya, Margarida Cardoso e Paulo Borges, entre outros que não tive oportunidade de conhecer dessa vez, têm aberto e pavimentado estradas para o Dharma se expandir em Portugal e um grupo de pessoas sérias e interessadas já se dedicam à prática em diversas escolas. Fica agora um gostinho de Theravada e de Comunidade Nalanda em Portugal. Foi muito bom conhecer a todos e poder compartilhar o Dhamma, sentar e investigar o corpo, a mente, a respiracao e a vida juntos com os portugueses e os brasileiros que tambem apareceram. A professora Margarida ja se adiantou a mim e publicou umas fotos que tirei no retiro. Que bom! Pois nao sei quando vou ter acesso a internet outra vez e baixar fotos. Segue o link:

Gota de Orvalho

Fica a saudade já de Portugal e minha mensagem musical na voz dessa cantora.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. chumani disse:

    Ficamos a aguardar ansiosamente a próxima vinda do prof. Ricardo a Portugal! Só que desta vez tem de ficar mais tempo!!

  2. Dhanapala disse:

    boa ideia sidney, mas a palestra nao foi gravada, acabou sendo mais um bate-papo. Mas eh possivel que outras instancias dessa palestra tenha sido gravada em outras ocasioes e eventualmente seriam colocadas para os membros. Feliz 2008!

  3. Sidney disse:

    Ricardo,

    Que tal você compartilhar via audio, com todos nós membros, essa palestra dada em Portugal sobre os perigos e oportunidades para o praticante budista no ocidente ? Creio que será um bom tema para abrir o material 2008 do EAD.

    Abraço Sidney