• Sem categoria

Palestras em Mumbai

Comecando por ontem à noite, umas 50 pessoas apareceram, todos meditantes vipassana, entre alunos de mestrado, filosofia e professores de varios departamentos incluindo o de pali. Foi bem agradavel a reuniao, que aconteceu no salao de conferencias da biblioteca da universidade. Ate ganhei um shawl e um buque de flores 🙂

E hoje ocorreu a segunda palestra (‘lecture’) agora no departamento de filosofia da universidade. A sala estava cheia, alunos de mestrado, professores de varios departamentos e especialidades. Hoje foquei a exposicao um pouco mais nas relacoes de meditacao e psicologia. Em ambas as palestras houve uma sessao de perguntas e respostas. Depois saimos para almocar. Foi bem divertido as palestras e o almoco. Insistiram que eu experimentasse a nova cozinha daqui, que combina comida indiana com a chinesa. Nao adiantou eu falar varias vezes que eu gostava de comida indiana e nao tinha problemas com a pimenta. Entao experimentei um vegetable noodles szechuan indianado. Ate que nao estava mau… Mas entrei em contato com um prato indiano que os outros comeram e que nunca tinha visto. ‘Pao bhaji’. Bem ‘pao’ nao eh nenhuma palavra indiana nao. Eh pao mesmo (desculpem a falta de acentos). Acontece que os portugueses estiveram um bom tempo aqui em Goa e Mumbai e trouxeram o nosso paozinho. E nao eh que eles integraram o pao em pratos indianos?

Na foto ao lado, o mais perto que cheguei de uma fera selvagem la no parque que mencionei.

E aqui abaixo uma foto enviada pelo Gustavo, um dos brasileiros presentes no retiro em Portugal. A foto eh do ultimo dia (dia 1) na despedida (infelizmente alguns jah haviam ido embora no dia anterior, entao nao deu para ter uma foto de todo o grupo).

A foto foi tirada no patio do claustro, embaixo da laranjeira que tornou-se tema de um dos momentos mais interessantes e comicos do final do ano.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Heitor disse:

    As palestras devem ter sido um grande sucesso… Parabéns!

  2. Agustinho disse:

    Ola Ricardo,
    parabens pelas Palestras e faço votos de sucesso e que continue fazendo boa viagem.

  3. Anonymous disse:

    Quando li seu relato pensei na felicidade do encontro. Pessoas diversas cada qual com seu histórico pessoal se reunindo com finalidades altruístas. Que encontro auspicioso! Que todos possamos ser beneficiados! Que vc traga para nós a força dessa experiência.
    Abço,
    Josane

  4. Malu disse:

    RS,

    que viagem, hein?? Obrigada pelas belas fotos! Feliz 2008 pr´ocê! 🙂
    Abração
    Malu

  5. Anonymous disse:

    Ricardo,

    Parabéns pelas Palestras.
    A fera da foto é de brincadeirinha,
    não vale. Precisava ser leão selvagem “in natura”.

    Marco Antonio

  6. Anonymous disse:

    Ricardo: Aproveite muito a viagem aí. Parabéns pelas belíssimas fotos.

    Abração,

    Eduardo Cavalieri