• Sem categoria

Pátchima no Oriente 9

Pátchima no mercado…

Isabel e amigos querem ir às compras no Mercado Chatuchak. Isabel apelidou de Cha-Cha-Cha.Vou tambem para conhecer. Saimos as 08h em direcao ao ponto do onibus. Aprendi que uma mesma linha oferece onibus com ar condicionado e onibus normal. Ficamos esperando o normal que custa 07 baths. Bom passeio de onibus. Desde cedo a movimentacao é grande. Todo mundo preparando suas barraquinhas para o dia quente que começa. Reparei aqui que os cachorros economizam energia ao máximo. No monasterio chegaram ao desfrute de latir pra gente deitados! Descemos do onibus, caminhamos um pouquinho e já ao redor do mercado, nas ruas proximas, o comercio é intenso.

Este é um famoso mercado de Bangkok. Li que tem 8000 lojas. Dá pra acreditar? Entramos. Tem de tudo um pouco ! Nao sei dizer ao certo o tamanho do mercado, mas o pouco que conheci foi o suficiente pra dar um cansaço! Sao corredores e mais corredores, como um labirinto, lojas e mais lojas, todas pequenas, uma coladinha a outra. Se voce viu alguma coisa que gostou, pare e leve, porque achar a mesma loja é como acertar na loteria! Sapatos, roupas, coisas pra casa, couro, tecidos, acessorios femininos, masculinos, roupa infantil, aquarios, animais de estimacao, ceramica, antiguidade, relogios, joias, comida, etc. etc., etc. Como fomos cedo o movimento dentro era razoável. Aquilo ali à tarde deve ser “a experiencia”. Os corredores sao estreitos e gente pra lá e pra cá o tempo todo. Uma loucura! Impossivel nao se encantar com alguma coisa naquele mundo de produtos.


E o calor? Minha nossa! Dá-lhe suco, agua de coco, chá, fruta. Ah…as frutas!!!!!!!!!!!!! Aqui no mercado tem uma parte no lado de fora que é o paraiso. Frutas maravilhosas, completamente diferente das que conhecemos no Brasil, deliciosas. Em Bangkok a gente encontra frutas em barraquinhas por toda a cidade. Particularmente adorei a fruta rainha. Lembra um pouco a nossa jaboticaba. Nao andamos por tudo porque o calor perto da hora do almoco começa a castigar.



Como ninguem é de ferro, a tarde está reservada para o descanso. Nossa amiga Isabel nos convidou para jantar com todas as despesas por sua conta! Portugal ofereceu ao Brasil um jantar maravilhoso. Celebramos a nossa amizade e a hospitalidade do povo tailandes. Amanha penultimo dia em Bangkok. Começamos a arrumar as malas.

© fotos, Isa 2009

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...