Quatro Dimensões II

Essa capacidade de apreensão do universal nas experiências particulares, mencionada na folha anterior, abre a possibilidade para o conhecimento do Dhamma enquanto lei natural. Esse dhamma é aquele que é capaz de nos tirar da aparente insignificância dos gestos e circunstâncias cotidianas, revelando o que há de importante na experiência.

Aqui chegamos a um dos enganos mais espalhados dentro da comunidade buddhista, qual seja, o de que a mera observação ou ‘plena atenção’ ao momento presente constitui uma prática integral, como se o mero observar do lavar pratos pudesse trazer à consciência uma sabedoria efetivamente libertadora. Essa ‘plena atenção’ à experiência naquilo que ela tem de particular e circunstancial nada tem a ver com aquilo que o romano Marcus Aurelius se referia quando dizia: “He who sees what is now has seen all things, whatsoever comes to pass from everlasting and whatsoever shall be unto everlasting time“, ou com aquilo que o Buddha esperava que seus discípulos praticassem.

Enfim, quando a natureza e suas leis, ou em outras palavras, quando os dhammas e suas interações são descobertos, nasce, então, algo do qual o homem que verdadeiramente vê, não pode escapar sob pena de destruir sua integridade espiritual, que é….

Quatro Dimensões I
Quatro Dimensões III

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...