Quatro Dimensões III

Da mesma forma que o kamma envolve ações bem como omissões, o ato de conhecer implica imediatamente uma responsabilidade diante do conhecimento. É nesse sentido que Tan Ajahn diz que Dhamma também significa os deveres de acordo com tais leis naturais“. Isso ajuda a tornar ainda mais claro aquilo que já comentei com relação a Dhamma enquanto dever. Como disse Samuel Johnson: “Integridade sem conhecimento é algo fraco e inútil, e conhecimento sem integridade é algo perigoso e terrível“. O verdadeiro conhecimento gera imediatamente um dever, a ser expresso em ações. E como a toda ação intencional corresponde um fruto equivalente, Dhamma também implica nos “resultados da realização de tais deveres. Essas quatro dimensões do Dhamma se juntam na lei da condicionalidade, uma doutrina fundamental do modo como o Buddha contemplou o universo.

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Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.