Revista Sati: volume 1 (Integrando Estudo e Prática)


É uma grande felicidade anunciar para nossos leitores, logo neste primeiro dia do ano, o lançamento da Revista Sati, uma publicação do Sati Center for Buddhist Studies dos Estados Unidos.

Esta é a tradução em língua portuguesa realizada pelo Grupo de Tradução do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda / Brasil, com a autorização da equipe da Revista Sati. Parabéns aos nosso colaboradores que dedicamente fizeram um grande trabalho, e nossos agradecimentos à equipe da Revista Sati, liderada pelo professor de Dharma Gil Fronsdal.

Esta edição inaugural com 120 páginas no formato ebook trata do tema da integração do estudo e da prática no caminho espiritual buddhista. Eminentes professores refletem sobre assuntos fundamentais tanto para aqueles que desejam começar seu estudo e prática do Buddhismo quanto para aqueles que já estão há muito tempo neste caminho.

Qual o equilíbrio que deve haver entre estudo e prática? É possível a prática da meditação sem o estudo? E apenas estudar, sem a prática? Discussões maduras ocorrem sobre o modo de o Buddha ensinar; o lugar das mulheres no ensino; os perigos do excesso; a visão filtrada que desenvolvemos a respeito do Budismo a partir de nossas premissas ocidentais; qual a melhor forma de estudar; e diversas sugestões de o quê estudar e como integrar a meditação nesse programa.

Uma coletânea essencial para a correta apreciação do caminho espiritual budista.

Conteúdo:
Editorial por Gil Fronsdal
Aprendendo com o Buddha por Ven. Bhikkhu Bodhi
Aprendendo com o Therigatha por Nona (Sarana) Olivia
O Buddha através da Bíblia por Ven. Thanissaro Bhikkhu
Começando com os Suttas por Ven. Thanissaro Bhikkhu
Estudar para ir além do Buddhismo por Gil Fronsdal
Três Tipos de Sabedoria: Estudo, Reflexão & Meditação, uma entrevista com Stephen Batchelor
Aprimorando a Prática com o Estudo por Richard Shankman
Resenha de Livro: ‘What the Buddha Thought’ por Richard Gombrich

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.