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Seksan, Buddhadasa and Political Voidness

O que política, Ajahn Buddhadasa e um ativista de extrema esquerda dos anos 70 têm a ver entre si? Leia aqui boas reflexões (em inglês). Nem todas as idéias estão corretas, como por ex. a de que Ajahn Buddhadasa teria tirado a idéia de vacuidade do Māhayāna (pelo contrário, Tan Ajahn a toma direto do cânon pāli e cita que o Māhayāna possui a mesma idéia), mas vale a pena pelas reflexões e transformações de Seksan Prasertkul.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

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3 Resultados

  1. Jorge disse:

    Uma frase exaustivamente citada de S. S. O Dalai Lama é a em que ele diz que se houver algo no Budismo que iquestionavelmente contradiga à ciência este algo deve ser alterado. Não seria a hora de os Mahayanistas refletirem sobre a possibilidade de adotar o mesmo princípio com relação àquilo que contradiga fatos?

  2. Dhanapala disse:

    Esta idéia iludida provém de aqueles que assim comentam (mahayanistas) não conhecerem a tradição theravada, assim acabam opinando sobre o que não conhecem. Os que são bem informados não falam tal coisa. Mas raramente se lê ou estuda as escrituras antigas em centros Mahayana, então quando falam sobre Theravada é de se esperar muita confusão 🙂

  3. Jorge disse:

    Por que existe essa idéia de que os ensinamentos sobre vacuidade são retirados do Mahayana?
    Mesmo entre Buddhistas há este equívoco.
    Qual é a diferença entre o que foi exposto por Nagarjuna e o que está no cânon pali?