• Sem categoria

Simplifique

“Nossa vida é desperdiçada pelos detalhes. Simplifique, simplifique, simplifique”.

“Não vou para lá (Walden Pond) para jantar, mas para conseguir aquele sustento para o qual o jantar me permite desfrutar, sem o qual os jantares são apenas vã repetição”.

“Não é suficiente estarmos ocupados, pois assim são as formigas. A questão é: com o que ficamos ocupados?”

Henry David Thoreau

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Pois é, considero Thoreau uma daquelas leituras obrigatórias para todas as pessoas. Um Dharma expresso em poesia e precisão. Obrigado pela visita!

  2. Daniel disse:

    Mais algumas:

    “Faça as coisas simples, mas não as mais simples”. A. E.

    “Todos sabem o quão útil é ser útil, mas poucos sabem o quão útil é ser inutil”. Taoísta

  3. flavio disse:

    Ehhh que bom ver Thoreau aqui Professor!

    Apesar dos alertas dos “amigos do contra”, simplificar me parece sempre bom… Dificil imaginar na pratica algo que eu tenha exagerado em simplificar, geralmente eh o contrario… Se em 1854 Thoreau ja recomendava:

    “Tenha dois ou tres afazeres e nao cem ou mil; em vez de um milhao, conte meia duzia. No meio desse mar agitado da vida civilizada ha tantas nuvens, tempestades, areias movedicas e mil e um itens a considerar, que o ser humano tem que se orientar – se ele nao afundar e definitivamente acabar nao fazendo sua parte – por uma tecnica simples de previsao, alem de ser um grande calculista para ter sucesso.”

    Imagina hoje em dia!

    Com tantas coisas a fazer e em ritmo tao rapido, eh dificil ter o espaco para avaliar o que faco e porque faco… por isso vou simplificar, simplificar.

  4. …e eu estive pensando, ainda ontem, como é reconfortante o ensinamento do Buddha pois, simplificando (foi como eu pensei), todos os nossos problemas se resumem a uma questão de concepções/percepções falsas! não há “realmente” nenhum problema além de achar que existe uma coisa que não existe (nunca existiu!)! como um monstro embaixo da cama…