bodhicitta podcast zen

Uma Genese do Zen

Na história do Buddhismo uma série de abordagens diferentes se desenvolveram e muito frequentemente isso implicou na criação de novos vocabulários e de uma ‘cultura’ própria. Na escola zen, em particular, uma característica foi de ser identificada, como seu próprio nome diz, com a prática da meditação, mas correta ou erroneamente, uma prática com uma quantidade mínima de elementos teóricos ou doutrinais. O estudo da história do zen, entretanto, mostra que seus textos podem sim servir de excelente base doutrinal, mas que frequentemente são interpretados de forma mais mística ou poética, talvez devido à sua concisa expressão. O que aconteceria, entretanto, se pudessemos ler os textos das várias escolas a partir do Canon Pali? Poderíamos descobrir ou realçar compreensões lá presentes mas enterradas pela cultura de séculos? No link abaixo uma muito breve introdução ao Zen:

Na sequencia, dessa introdução breve passo a discutir como um praticante Theravada pode entender um conceito que aparece frequentemente na literatura Mahayana, o conceito de Bodhicitta, o qual aparentemente não está presente no canon antigo. Quem quiser ter acesso a essa segunda parte pode inscrever-se como membro da Comunidade Nalanda.

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5 Comments

  • 22/07/2011 - 6:45 pm | Permalink

    Sim! Isto é uma coisa que já se vê logo no início quando a prasangika se anuncia como a visão superior às outras: chitamatra, madyamika outro nome e por aí segue…

  • 22/07/2011 - 1:48 pm | Permalink

    um estudo comparativo interessante para vc será então comparar o conceito de sunnata nas várias escolas. Notará que mesmo dentro do Mahayana isso varia bastante.

  • 21/07/2011 - 2:24 pm | Permalink

    Este caminho inverso parece que funcionou para mim com respeito ao entendimento de suññata. Tendo antes estudado alguma coisa da visão do madhyamika prasangika pude absorver muito mais facilmente o estudo do assunto nos suttas e comentários theravada.

  • 20/07/2011 - 10:59 pm | Permalink

    Essa é a experiência de várias pessoas, Jorge. Me pergunto se podemos expandir isso também no sentido oposto e praticantes do theravada sendo beneficiados pela perspectiva de outras escolas. Acredito nisso.

  • 20/07/2011 - 8:36 pm | Permalink

    Respondendo a primeira pergunta do meu limitado ponto de vista: o que aconteceu quando passei a usar a “lente” do theravada para enxergar outras tradições foi que o
    meu entendimento e consequente maior respeito por alguns aspectos aumentou muito. E acabei já respondendo a segunda também…!

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