• Sem categoria

uma volta pelo Sul

Neste mês de abril que passou tivemos oportunidade de viajar com o Dhamma pelo belo sul do país. Belas terras realmente! Em Porto Alegre pudemos almoçar com nossos amigos no Dhamma, Cris e o prof. Rev. Joaquim Monteiro, amigo de longuíssima data, lá dos tempos do Instituto de Estudos Missionários do Higashi Honganji de São Paulo.

Depois foi a vez de visitar pela primeira vez a cidade de Torres, no extremo norte do Rio Grande do Sul, para um retiro bastante concorrido. Viajando com amigos pelos campos gaúchos, e tomando leitE quentE no caminho! Lotamos o espaço com umas 27 pessoas praticando meditação com o tema “Aquiete a Mente e Aprenda a Olhar”. Esse é um importante treinamento dentro da tradição Theravada, aliando estabilização concentrativa da mente com o insight vindo da observação vigilante.

parte do grupo lá em Torres, após o retiro

aquiete a mente e aprenda a olhar

Muito agradável o local de retiro, as pessoas e o ritmo. Parabéns à organizadora Rosita pelo esforço em trazer Vipassana para esta bela cidade na costa gaúcha, com belas praias e montes!

 
bela vista

Daí fomos para Florianópolis, uma das mais belas capitais do Brasil. Lá, entre muitas outras coisas, tivemos oportunidade de reencontrar com a inspiradora Sangha Zen do Rev. Gensho, almoçar no Daissen Restaurante Vegetariano, uma delícia para o paladar e para o espírito, e ainda participar de uma cerimônia e um bate-papo com a Sangha do Daissen Zendo.

E então foi a vez de voltar a Garopaba, em Santa Catarina, para mais uma vez meditar entre a natureza entre os encantos da Montanha Encantada. Ao contrário das outras vezes, dessa vez não foi um retiro, mas um curso de introdução ao Buddhismo com o tema “Seguindo os Passos do Buddha”. Abordando temas a partir de passagens da vida do Buddha, nossa tentativa foi a de apresentar uma reflexão contemporânea e relevante para o homem moderno.

no caminho da meditação

conversando sobre o Dhamma em Garopaba

Aos organizadores, amigos antigos, e aos novos amigos que conhecemos, nosso muito obrigado! É o Dhamma no Sul se expandindo!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Marcelo disse:

    Olá professor e colegas!

    Estava muito bom! Tomara possamos nos reencontrar em breve!!

    Abraços

    Marcelo
    Caxias do Sul/RS

  2. Rosita disse:

    Realmente foi um sucesso nosso retiro de Torres pois todos sairam com um gostinho de “quero mais”…
    Com certeza foi o primeiro de muitos…
    Agradecida a todos!!Rosita

  3. Dhanapala disse:

    Rosana, é sempre um grande prazer visitar a maravilhosa sangha zen de Floripa! Obrigado pelo convite 🙂

  4. rosana disse:

    Nós, membros da sangha zen de Florianópolis, ficaremos honrados se o senhor voltar a nos brindar com a sua presença!!

    Gasshô
    Rosana.

  5. Kobun disse:

    Gostei muito do tema da meditação em Torres: “Aquiete a mente e aprenda a olhar”. Belo!
    Gasshô,
    Kobun.