• Sem categoria

Ventos indianos

Amigos e Leitores das Folhas,

Espero que tenham gostado desta série sobre Nalanda, com a qual fecharemos temporariamente a queda dessas Folhas no Caminho sopradas agora por outros ventos. Parto em breve para a Índia, convidado a participar como um dos apresentadores na Conferência Internacional “The Heritage of Nalanda”. Patrocinada pela Universidade Nalanda, Asoka Mission da Índia e o governo de estados indianos, a conferência será um marco homenageando os 2550 anos do Buddha Jayanti e será uma honra apresentar um pouco do trabalho que temos feito no Brasil inspirado nos ideais de conhecimento e fraternidade entre linhagens, que Nalanda original é o modelo máximo no Buddhismo.

O próprio Dalai Lama estará abrindo o evento e especialistas de 28 países do mundo inteiro são esperados. Tive a honra de ser convidado e minha apresentação terá como título “Dharma in Brazil – A Nalanda-inspired experience”, versando sobre o papel do Nalanda no Brasil na divulgação do Theravada e do Buddhismo em geral, e as influências do Nalanda original (universidade antiga na India) sobre o trabalho missionário daqui. O Buddhismo no Brasil é muito pouco conhecido lá fora e essa será uma boa oportunidade de contar com uma audiência internacional.

Também estarei passando alguns dias em Rajgir (lugar de tantos ensinamentos do Buddha) e Bodhgaya (onde se deu o Despertar), locais que já visitei tantas vezes e com os quais tenho uma conexão especial. Caso tenha oportunidade escreverei uma folha ou outra sobre a viagem e a conferência enquanto estiver lá. Se não for possível, até março!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Que sítio tão interessante!

  2. Dhanapala disse:

    Buddha Jayanti é o nome para o aniversário do Buddha, o qual ocorre na lua cheia do mês de Vesak segundo o Buddhismo Theravada.

  3. Emersonrz disse:

    Quem é o Buddha Jayanti?