Uncategorized

Ventos indianos

Amigos e Leitores das Folhas,

Espero que tenham gostado desta série sobre Nalanda, com a qual fecharemos temporariamente a queda dessas Folhas no Caminho sopradas agora por outros ventos. Parto em breve para a Índia, convidado a participar como um dos apresentadores na Conferência Internacional “The Heritage of Nalanda”. Patrocinada pela Universidade Nalanda, Asoka Mission da Índia e o governo de estados indianos, a conferência será um marco homenageando os 2550 anos do Buddha Jayanti e será uma honra apresentar um pouco do trabalho que temos feito no Brasil inspirado nos ideais de conhecimento e fraternidade entre linhagens, que Nalanda original é o modelo máximo no Buddhismo.

O próprio Dalai Lama estará abrindo o evento e especialistas de 28 países do mundo inteiro são esperados. Tive a honra de ser convidado e minha apresentação terá como título “Dharma in Brazil – A Nalanda-inspired experience”, versando sobre o papel do Nalanda no Brasil na divulgação do Theravada e do Buddhismo em geral, e as influências do Nalanda original (universidade antiga na India) sobre o trabalho missionário daqui. O Buddhismo no Brasil é muito pouco conhecido lá fora e essa será uma boa oportunidade de contar com uma audiência internacional.

Também estarei passando alguns dias em Rajgir (lugar de tantos ensinamentos do Buddha) e Bodhgaya (onde se deu o Despertar), locais que já visitei tantas vezes e com os quais tenho uma conexão especial. Caso tenha oportunidade escreverei uma folha ou outra sobre a viagem e a conferência enquanto estiver lá. Se não for possível, até março!

3 Comments

  • 20/02/2006 - 1:20 pm | Permalink

    Que sítio tão interessante!

  • 03/02/2006 - 3:23 pm | Permalink

    Buddha Jayanti é o nome para o aniversário do Buddha, o qual ocorre na lua cheia do mês de Vesak segundo o Buddhismo Theravada.

  • 03/02/2006 - 2:41 pm | Permalink

    Quem é o Buddha Jayanti?

  • Comments are closed.

    Powered by: Wordpress
    %d blogueiros gostam disto: