Vesak na Thailândia – dia 1

Monges Theravada entoam cânticos na abertura

É muito bom estar de volta à Thailândia. Neste ano a Celebração do Dia de Vesak das Nações Unidas ocorreu conjuntamente com a Conferência das instituições buddhistas de ensino, na qual apresentamos um trabalho. Nesta edição 2012, a exemplo do ano anterior, o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda participou com uma dupla delegação luso-brasileira, de nossos grupos no Brasil e Portugal.

O primeiro dia marcou o início formal, com celebrações, cânticos, shows culturais e palavras de várias autoridades.

Chegada da Princesa da Thailândia para a abertura do evento

Ajahn Khemmadhammo faz a palestra inaugural
Alguns dos líderes buddhistas participantes

Na noite anterior, para minha surpresa, fui informado que seria um dos moderadores do painel em que também iria apresentar o trabalho. Seria o moderador 1, responsável pela sessão da manhã, enquanto que o amigo americano Dr. Yaryan moderaria a sessão da tarde. Amanhã começam as apresentações dos conferencistas.

Encontro dos conferencistas na noite anterior

A noite terminou com um show cultural com apresentações de grupos musicais e teatrais de vários países asiáticos.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki (Dhanapala), psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada e mahayana, tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui.