• Sem categoria

Vesak na Thailândia – dia 3

O terceiro dia foi a vez de irmos para a sede das Nações Unidas em Bangkok, onde vários dignatários, incluindo a Primeira Ministra da Thailândia e o Presidente do Sri Lanka iriam dar uma mensagem.

monges Theravada de vários países

nas Nações Unidas

Monges de várias tradições se reuniram para entoar cânticos. Vários dignatários políticos e líderes buddhistas expressaram suas impressões sobre esse dia especial de Vesak e, em seguida, a Sra. Yingluck Shinawatra, Primeira Ministra da Thailândia, lembrou à audiência como o Vesak reflete as três virtudes do Buddha, de sabedoria, pureza e compaixão, dizendo que foi um grande prazer receber os mais de 5000 participantes de 84 países de todo mundo, incluindo membros da Sangha, líderes espirituais buddhistas e acadêmicos internacionais.

Primeira Ministra da Thailândia

Também discursou o Presidente do Sri Lanka, o Sr. Mahinta Rachapaksa.

Presidente do Sri Lanka

No período da manhã e da tarde tivemos ótimas conversas com diversos líderes e grupos buddhistas, conversas que certamente terão repercussões nos meses que se seguem. Um ponto alto do dia foi certamente quando um grupo de líderes e representantes buddhistas foram especialmente chamados ao palco para receberem um presente muito especial das mãos de S.S. Somdet Phra Buddhachaya, então Supremo Patriarca na Ativa do Buddhismo da Thailândia.

Somdet Phra Buddhachaya
líderes buddhistas recebem um presente especial
na fila para receber
“Awakening Leadership Award” – uma réplica do domo que ficava em cima dos pilares de Ashoka : o nosso vai lá para o Nalanda!

Algo muito importante para nós que esqueci de mencionar e que ocorreu no 1o. dia da Conferência foi o encontro com nosso velho amigo e professor, Dr. Panth, o Diretor da Universidade Nalanda, que além da carinhosa acolhida também nos trouxe especialmente da Índia um livro de 4,5 kilos de presente: “Buddhism and the 21st Century”, que segundo os editores “está destinado a se tornar o ponto de referência do Aniversário de 2550 anos do Mahaparinirvana do Senhor Buddha – um desafio intelectual e experiência literária, tanto quando expressão artística e testemunho espiritual desse evento memorável”.

Edição especial de “Buddhism and the 21st Century” publicado pelo Governo da Índia, baseado na Conferência Internacional de 2007 na Índia

nossa contribuição
Depois da ONU, os vários participantes se dirigiram para o parque Buddhamonthon, em Nakhornpathom, para uma cerimônia e procissão de velas. Dessa vez, no entanto, não foi possível irmos, pois um pequeno grupo tinha uma outra conferência para participar e era necessário mudar de hotel e de cidade. Lá fomos nós, então, de Bangkok para Ayutthaya. Perdemos a procissão, mas pelo menos a visão da janela do quarto do novo hotel era essa:

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Dhanapala disse:

    Obrigado pelo comentário, Cláudia! Veja se aparece por aqui!

  2. Muito curiosa a respeito do livro… 🙂 Essa Thailandia é tão cheia de contrastes, que honra presenciar e participar disso tudo.