buddhadasa monasticismo Thich Nhat Hanh

ZhongDao, Thich Nhat Hanh e a decadência monástica

Em meio a tantas confusões, mesmo vindas de buddhistas, é sempre bom ver algumas boas iniciativas surgindo. É o caso do Centro ZhongDao de Estudos Buddhistas Leigos, que surge como espaço de prática buddhista sob os auspícios da tradição Zen Vietnamita, escola Tiep Hien (escola do InterSer) de Thich Nhat Hanh. O grupo oferecerá práticas regulares de meditação, além de palestras e grupos de estudos do Dharma na cidade de Niterói no Rio de Janeiro.

Vejo com bons olhos o aparecimento de grupos ligados a Thich Nhat Hanh, famoso monge vietnamita, uma vez que sua atitude é similar àquela de Ajahn Buddhadasa, o mestre que buscamos seguir bem de perto: “Eighty-one-year-old Hanh’s teaching is similar to the Most Venerable Buddhadasa Bikkhu, who went against the mainstream Buddhism of his time by directing us right to the heart of Dharma without the need for rituals cloaked by orthodox practices” (leia mais). Eu costumo dizer, meio-brincando, que seus ensinamentos são um tipo de theravada disfarçado, pois há diversas semelhanças. O Zen vietnamita, dentre todos os tipos de zen, certamente é o mais parecido com a forma Theravada.

Em meio a tantos enganos e absurdos que ocorrem tão frequentemente entre os monges da Thailândia e tantos outros países (“Thai monks are no longer role models as they are increasingly involved in worldly scandals“) e, posteriormente, transladados por pios ocidentais, é bom ver Thich Nhat Hanh e Tan Ajahn Buddhadasa se dirigindo ao público buddhista com a mesma intenção de uma volta aos princípios e ensinamentos originais do Buddha.

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comments are closed.

Powered by: Wordpress
%d blogueiros gostam disto: